Para apurar se estas soluções são efetivamente vantajosas para os consumidores, a plataforma de comparação gratuita de produtos de crédito e telecomunicações ComparaJá.pt analisou, em exclusivo para o Jornal Económico, a oferta existente atualmente em Portugal e fez as contas para demonstrar como se podem conseguir viagens gratuitas através destes programas oferecidos pelas instituições bancárias para atrair quem gosta de viajar.
Para que se possa tirar o máximo proveito de um cartão de crédito, esta análise sublinha ser necessário que seja direcionado para as necessidades de cada consumidor específico. Uma pessoa que faz muitas compras regularmente deve verificar se o seu cartão possui um sistema de pontos ou descontos que o recompense pela utilização ou até cashback, para receber de volta uma parte do que gastou.
Da mesma forma, uma pessoa que viaja muito deve privilegiar um cartão com milhas aéreas que lhe permitirá ter viagens por um preço inferior ou até, em certos casos, sem nenhum custo. Estes cartões funcionam assim numa ótica de atribuição de uma ou mais milhas por cada um ou mais euros gastos.
Todavia, consoante o cartão que o consumidor escolher, os benefícios podem ultrapassar a acumulação de milhas. Ter acesso às zonas lounge dos aeroportos e um check-in e embarque mais rápidos, são exemplos de vantagens que podem vir associadas.
Esta análise parte então do exemplo de Carolina, uma jovem executiva consultora de Recursos Humanos, com 31 anos de idade, para quem viajar é um dos maiores prazeres da vida, o que a leva a procurar o melhor cartão de crédito que sirva, não apenas para marcar as suas viagens, mas para lhe aliviar “algum” peso na carteira, permitindo acumular milhas aéreas.
E é aqui que se levanta uma questão crucial: quantas milhas são necessárias para ter um voo a custo zero? Para além da oferta do mercado, é necessário perceber quantas milhas precisaria a Carolina de acumular para ter uma viagem de ida e volta sem custos.
Para tal, a ComparaJá.pt recolheu dados referentes à quantidade de milhas necessárias para destinos específicos, selecionando cinco aeroportos nacionais (Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada) e ainda seis grandes aeroportos internacionais nos diversos continentes (Rio de Janeiro, Argélia, Moscovo, Toronto, Barcelona e Praia). Sendo que apenas foram tidos em conta voos diretos e realizados em classe económica. No caso do Programa Victoria da TAP existe ainda uma particularidade: uma espécie de “saving season”, uma época de promoção de voos que é definida anualmente pela própria TAP, tendo-se selecionado os voos realizados nestas alturas.
A primeira conclusão obtida é a de que o “Programa Miles & More” é o único que abrange todos os destinos selecionados, sendo que o percurso Porto-Rio de Janeiro é o que necessita de mais milhas (80 mil). Fica de fora desta análise o “Programa VOYAGER” do cartão Halcon porque apenas permite viajar para destinos pré-definidos pelo próprio regulamento consoante as milhas que o consumidor atinge (por exemplo: na acumulação de 5.000 milhas é oferecido um bilhete de avião “Air Europa” Lisboa-Madrid, ida e volta).
Uma das maiores viagens de sonho da Carolina é ir ao Brasil, especialmente ao Rio de Janeiro. Para ter a oportunidade de visitar o Cristo Redentor no topo do Corcovado e todas as atrações que inundam a paisagem carioca que já foi galardoada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, esta jovem necessita de acumular, no mínimo 60 mil milhas aéreas (se for cliente do Millennium bcp) e, no máximo, 80 mil (se optar pela solução da CGD).
A reforçar e4stes resultados, Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt, acrescenta que o consumidor “deve ter em conta igualmente que as milhas podem ser trocadas por outros benefícios, tais como upgrades nos voos (por exemplo, trocar uma passagem de classe económica por uma em classe executiva), ter prioridade no check-in ou acesso às zonas lounge nos aeroportos”.
Ainda sobre o momento de escolher este produto, o responsável realça a importância de ter em conta outros fatores que não apenas as milhas aéreas ganhas, nomeadamente, a anuidade do cartão ou a TAEG. “Não adianta escolher um cartão apenas pelo número de milhas que se acumula ou pela oferta de adesão se os custos que se tem com o produto forem demasiado elevados ao ponto de não compensarem”, frisa, acrescentando que “muitos bancos obrigam à contratação de um cartão de crédito para atribuírem uma bonificação no spread do crédito à habitação. Para quem se encontra nesta situação e que, para além disso, gosta de viajar, mais vale escolher um cartão que tenha associado um programa de milhas aéreas, pois assim sai a ganhar duplamente”, conclui.
O que oferece o mercado?
De acordo com a análise do ComparaJá.pt, existem cinco instituições financeiras em Portugal que oferecem cartões de crédito com o benefício das milhas aéreas: Santander, Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos, Wizink e UNICRE (co-branded). Cada uma destas entidades tem associado um programa de milhas aéreas que está integrado nos diversos cartões e as características de cada um encontram-se discriminadas na tabela abaixo.
Em termos gerais, a lógica associada a cada um destes cartões assenta num número de milhas específico (que vai de 1 a 2) por cada um euro que é gasto. Exemplificando: se se optar pelo cartão que oferece o maior número de milhas – como é o caso do TAP Platinum American Express, com duas milhas por cada euro -, ao fazer uma compra de 300 euros acumulam-se 600 milhas.
No entanto, há que ter em atenção que o período durante o qual estas milhas acumuladas ficam disponíveis é limitado: podem caducar ao fim de 36 meses (Santander, Millennium bcp e UNICRE) ou 60 meses (WiZink). Porém, uma das soluções do mercado oferece uma validade ilimitada: é o caso da Caixa Geral de Depósitos, “que pode ser a ideal para quem não viaja tão frequentemente, mas que, quando o faz, realiza voos de longo curso, que são mais dispendiosos e que, por conseguinte, requerem um maior número de milhas acumulado”, explica Sérgio Pereira, diretor-geral do ComparaJá.pt.
Desta forma, no exercício de comparação por parte do consumidor, este não deve olhar simplesmente para o número de milhas que se acumulam, mas igualmente para o período de validade, isto porque, por exemplo, no caso dos cartões TAP Gold Gémeos e TAP Platinum AMEX, estes oferecem, respetivamente, 1,5 e 2 milhas por euro gasto, mas o cliente dispõe de três anos para dar uso às milhas acumuladas.
Todavia, há que salientar que os acordos com os bancos europeus para a emissão de cartões de crédito vão ser descontinuados por parte da American Express, pelo que esta rede vai sair de Portugal brevemente (data ainda por definir). Esta decisão significa que as instituições financeiras que têm protocolos com esta rede – como é o caso do Millennium bcp, conforme se pode observar na tabela acima – vão deixar de disponibilizar estes cartões.
Ademais, para além da acumulação das milhas com as compras que se vão pagando com o cartão, ainda existe a possibilidade de o consumidor beneficiar com três tipos de vantagens adicionais.
Em primeiro lugar, existem as chamadas milhas de permanência, que premeiam o cliente por estar “fidelizado” à instituição financeira e pela sua “antiguidade” como utilizador do cartão, sendo o caso das soluções TAP Classic Gémeos (1.000 milhas por cada ano de permanência), TAP Gold Gémeos (2.000 milhas por cada ano) e TAP Platinum American Express (4.000 milhas por cada ano).
Em segundo lugar, cabe salientar as milhas recebidas por atingir determinados objetivos de compras: o Miles & More Classic e o Miles & More Gold, ambos da CGD, oferecem 5 milhas por cada múltiplo de 5 euros em compras e 100 milhas por cada compra igual ou superior a 500 euros; já o TAP Classic Gémeos do Millennium bcp concede 1000 milhas por cada 5 mil euros em compras e 1000 milhas após primeira compra, enquanto que o TAP Gold Gémeos também disponibiliza 1000 milhas por 5 mil euros em compras e oferece 2000 milhas após a primeira compra e, por último, na versão TAP Platinum American Express, são oferecidas 4 mil milhas após primeira compra e 1000 milhas por cada 5 mil euros em compras.
O cartão SATA Gold do Santander também não se fica atrás neste benefício adicional, oferecendo 150 milhas por cada 1.000 milhas acumuladas. Por seu turno, o WiZink Rewards oferece 500 milhas por cada 5 mil euros em compras semestrais.
Finalmente, ainda dentro das vantagens adicionais é impossível não referir as milhas de adesão, que são oferecidas pela instituição financeira no momento em que o cliente adere ao cartão. Apenas três cartões não possuem esta benesse – Santander Premium Travel, WiZink Rewards e Cartão Halcon da UNICRE – e, dentro dos que disponibilizam, a melhor oferta de adesão é a de 8 mil milhas do Millennium bcp para os clientes do cartão TAP Platinum AMEX.
No âmbito destes benefícios adicionais, os únicos cartões que não as disponibilizam (nem na adesão nem posteriormente) são o Santander Premium Travel e o cartão Halcon da UNICRE.
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