Muitos serviços proporcionam regalias iniciais aos consumidores se estes aderirem ao pagamento por débito direto, estabelecendo uma relação mais segura e de confiança, especialmente para o prestador de serviço.
Existem vantagens e desvantagens para o consumidor que escolhe este meio de pagamento. Como benefício, salientamos que fica salvaguardado em relação às datas de limite de pagamento e o prestador de serviço pode retirar o dinheiro no dia acordado, conseguindo-se uma melhor gestão financeira. As desvantagens desta relação surgem, essencialmente para o consumidor, através de situações fora do estabelecido, isto é sempre que são retirados valores superiores ao habitual ou se verifiquem falhas na própria operação.
Para que o consumidor não seja lesado, deve estar atento e acompanhar todos esses movimentos. Consulte regularmente a lista de autorizações do débito direto que estão ativas, sendo possível fazê-lo através da internet se tiver acesso à conta online ou numa caixa de multibanco selecionando a opção “consultas” e “autorizações de débito”. Também poderá dirigir-se ao balcão do seu banco para analisar esta situação.
Caso detete um débito de uma entidade não autorizada por si, contacte de imediato o seu banco e denuncie. Saiba que só tem um prazo de 13 meses para fazê-lo e que o banco deverá restituir-lhe a quantia debitada indevidamente.
Nos casos em que verifica que um débito validado por si, mas que foi efetuado num valor errado, reclame diretamente a esse prestador de serviço. A reclamação, neste sentido, poderá ser feita até 8 semanas após a cobrança e o consumidor deve exigir a devolução do valor a mais ou o acerto de contas numa próxima fatura.
Saiba ainda que é possível determinar um montante máximo, ou seja, um limite de valores a debitar por cada entidade, sendo este um processo seguro para evitar problemas.
Não obstante, pode desativar uma autorização de débito direto através de várias vias: no multibanco (selecione a autorização em vigor e mude o estado para “inativo”) ou pela internet, caso tenha acesso a conta online.
Cabe ao consumidor escolher qual é a melhor opção de pagamento para si e manter alguns cuidados. Em caso de sair lesado, reclame!
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com