Existem vantagens e desvantagens para o consumidor que escolhe o débito direto como meio de pagamento. Como benefício, salientamos que fica salvaguardado em relação às datas de limite de pagamento e o prestador de serviço pode retirar o dinheiro no dia acordado, conseguindo-se uma melhor gestão financeira.
As desvantagens desta relação surgem, essencialmente para o consumidor, através de situações fora do estabelecido, isto é, sempre que são retirados valores superiores ao habitual ou se verifiquem falhas na própria operação.
Acompanhe os movimentos na sua conta
Para que o consumidor não seja lesado, deve estar atento e acompanhar todos esses movimentos. Deverá consultar regularmente a lista de autorizações do débito direto que estão ativas, sendo possível fazê-lo através da internet se tiver acesso à conta online ou numa caixa de multibanco selecionando a opção “consultas” e “autorizações de débito”. Pode pedir esclarecimentos presencialmente, isto é, ao balcão do seu banco.
Verificando-se irregularidades, reclame!
Se verificar a existência de um débito de uma entidade não autorizada por si, contacte de imediato o seu banco e denuncie o facto. Tem um prazo de 13 meses para o fazer e o banco deverá restituir-lhe a quantia debitada indevidamente.
Nos casos em que verifica que se efetuou um débito validado por si, mas num valor errado, reclame diretamente a esse prestador de serviço. A reclamação, neste sentido, poderá ser feita até 8 semanas após a cobrança e o consumidor deve exigir a devolução do valor a mais ou o acerto de contas numa próxima fatura.
Saiba ainda que é possível determinar um montante máximo, ou seja, um limite de valores a debitar por cada entidade, sendo este um processo seguro para evitar problemas.
É possível desistir de um débito direto?
Sim, pode desativar uma autorização de débito direto através de várias vias: no multibanco (selecione a autorização em vigor e mude o estado para “inativo”) ou pela internet, caso tenha acesso a conta online.
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