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Deco alerta para aumento de vendas agressivas

A DECO Madeira tem recebido diversos relatos de consumidores que foram lesados em esquema de vendas agressivas. Estas começam, na maioria das vezes, por ser um “simples” convite, recebido telefonicamente, para assistir a uma demonstração conjunta de um produto inovador ou mesmo fazer uma avaliação de saúde gratuita.
  • DR
29 Março 2021, 16h35

O número de consumidores vítimas de vendas agressivas tem vindo a aumentar durante a pandemia. A DECO MADEIRA tem recebido diversos relatos de consumidores lesados com situações de práticas comerciais desleais.

As vendas agressivas ou enganosas são proibidas, são práticas comerciais desleais, mas continuam a ocorrer e a dirigir-se a um grupo de consumidores particularmente vulnerável: os idosos que, normalmente por falta de informação ou por apresentarem mais fragilidades físicas, ficam mais suscetíveis perante os vendedores que utilizam este tipo de argumento comercial mais agressivo e menos honesto.

A DECO Madeira tem recebido diversos relatos de consumidores que foram lesados em esquema de vendas agressivas. Estas começam, na maioria das vezes, por ser um “simples” convite, recebido telefonicamente, para assistir a uma demonstração conjunta de um produto inovador ou mesmo fazer uma avaliação de saúde gratuita.

Os consumidores aliciados a realizar esse rastreio da sua saúde, foi abordados por comerciais que verdadeiramente “impingem” artigos com características quase milagrosas, como colchões, que o consumidor acaba por comprar sem precisar ou sem ter vontade de o fazer ou ainda, e sobretudo, sem dinheiro disponível para desembolsar. Foi-nos denunciado, inclusivamente, uma situação em que se recomendou aos consumidores que deixassem de tomar a medicação indicada pelo médico, já que a solução para esse problema estaria no seu produto.

Existe legislação que proíbe e protege o consumidor de práticas comerciais desleais. O que deve então o consumidor fazer?

  • Caso desconfie que se encontra perante uma venda enganosa, forçada ou desleal procure aconselhamento técnico;
  • Não assine qualquer documento ou dê os seus dados pessoais e/ou bancários, sem antes ler cuidadosamente, ponderar e pedir uma opinião externa segura;
  • Se já assinou o contrato, mas foi persuadido por venda agressiva e não deseja realmente adquirir o produto ou o serviço em questão, tem direito a terminar essa contratação sem precisar de apresentar uma justificação, desde que esse arrependimento seja demonstrado através do envio de uma carta registada com aviso de receção no prazo de 14 dias após a sua assinatura para as empresas ou entidades contratadas.

Se precisar de ajuda para redigir essas cartas ou para obter resposta das empresas conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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