[weglot_switcher]

DECO alerta para cuidados a ter nas idas ao supermercado

Mantenha a distância recomendada das outras pessoas e funcionários.
25 Março 2020, 16h34

A ida ao supermercado merece agora uma atenção especial, com cuidados acrescidos para a sua segurança e daqueles que o rodeiam.

Ao que tudo indica, a contaminação do vírus Covid-19 não é transmissível pela via alimentar, no entanto, o consumidor na hora de realizar as suas compras deve ter presente alguns cuidados e adoptar comportamentos mais responsáveis para não correr riscos desnecessários.

Apesar de todas as medidas já assumidas pelo próprio estabelecimento comercial, como a redução de pessoas dentro do supermercado, o afastamento de um metro no mínimo de outras pessoas, se os próprios consumidores não cumprirem determinados procedimentos o risco aumenta.

Faça à partida uma lista de compras de forma a reduzir o seu tempo no supermercado. Procure também anotar os bens necessários tendo em conta a dimensão da sua família, bem como o espaço disponível para armazenar os produtos alimentares, reduzindo assim ao mínimo as idas ao supermercado.

Ainda antes de sair de casa, lave as suas mãos com sabão. Durante a procura dos alimentos compostos na sua lista, procure não tocar em tudo o que vê, se não tenciona levar para casa.

Durante a recolha dos alimentos evite tocar na sua cara e nos seus objetos, como telemóvel ou carteira. Caso seja possível, passe um pano com água e sabão em ambos os objetos. Veja aqui, como pode desinfetar o seu telemóvel.

Mantenha a distância recomendada das outras pessoas e funcionários.

Na hora do pagamento, opte por utilizar o cartão em vez do dinheiro, de preferência um que não seja necessário inserir o código, para não ter que tocar no aparelho. Caso não tenha essa opção, evite ao máximo o contacto com o funcionário da caixa.

Após sair do supermercado, logo que possível lave novamente aos mãos com sabão.

Ao chegar a casa, retire o calçado e a camada de roupa exterior que possa ter estado em contacto com outras superfícies. Passe um pano com água e sabão nos sacos e nas embalagens dos produtos antes de guardá-los.

Se tiver oportunidade opte por fazer as compras online. Evite na mesma o contacto com o funcionário das entregas. Se possível, ele que deixe à porta da sua casa a lista solicitada.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA agora pelo número de telefone 968 800 489/291 146 520 e pelo endereço eletrónico: deco.madeira@deco.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.