PremiumDeco alerta para dificuldades das famílias na literacia financeira

Os dados da Deco indicam que as famílias que pedem ajuda à associação possuem em média cinco créditos, e que as taxas de esforço na Madeira ultrapassam os 70%.

A coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) da DECO, Natália Nunes, constata aquilo que a experiência do quotidiano lhe transmite: as competências de literacia financeira estão muito aquém do desejado. A associação de defesa do consumidor, nos seus dados referentes a setembro, alerta que na Madeira existe uma média de cinco créditos e que, nesse mês, foram registados 28 pedidos de intervenção das famílias, sendo que o desemprego foi a causa de rutura financeira do orçamento em 33% das situações, e 20% foi devido à deterioração das condições laborais.

“As pessoas continuam a não fazer o seu orçamento familiar e, em bom rigor, é o melhor instrumento que têm para gerir o dinheiro, sendo que este é um instrumento associado à literacia financeira. Chegámos à conclusão que o orçamento é um exercício mental. Em vez de se pegar numa folha e de contabilizar as receitas e despesas, fazem-se contas de cabeça”, alerta Natália Nunes.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 6 de dezembro.

Recomendadas

Vai ser fiador de um empréstimo? Saiba como evitar um desastre financeiro

A figura jurídica do fiador, requisitada muitas vezes pelas instituições financeiras para crédito pessoal, automóvel e à habitação, acarreta, como expectável, mais deveres do que direitos. Isto porque, caso o devedor não pague a dívida que contraiu, ao fiador será requisitado que entre com capital, ou pior: património.

Simulações. Sabe quanto vai descontar de IRS em 2020? Quem ganha até 659 euros mensais fica isento

O Governo publicou hoje as novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos rendimentos de trabalho dependentes e de pensões em 2020. Isenções para quem ganha até 659 euros por mês. Contribuintes solteiros, sem filhos, que ganhem até 685 euros brutos vão descontar menos 412 euros por ano. Veja aqui as simulações.

Alguns mitos sobre o consumo de energia

As placas a gás são dos equipamentos menos eficientes a transmitir calor. Escolha o bico adequado ao tamanho de cada panela ou frigideira. Se a chama ultrapassar o fundo do recipiente, ainda desperdiça mais energia.
Comentários