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DECO inaugura hoje Gabinete de Aconselhamento de Energia

A pobreza energética, que não tem uma definição legal em Portugal ou na UE, pode ser definida como o conjunto de situações em que um agregado familiar não tem capacidade de assegurar os níveis mais básicos de energia para conseguir iluminar, cozinhar e aquecer a habitação.
5 Novembro 2020, 13h25

A DECO inaugura hoje o Gabinete de Aconselhamento de Energia – GAE.

Com este Gabinete, a DECO pretende prestar aconselhamento personalizado e detalhado aos consumidores sobre energia. O GAE é uma atividade do projeto STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética – financiado pelo programa H2020 da UE) que tem como objetivo desenvolver um conjunto de soluções para ajudar os consumidores a combater a pobreza energética.

Com a chegada do tempo frio, e com a atual crise pandémica, os consumidores procuram resguardar-se e ficar mais tempo em casa. Mas estar em casa não é sinónimo de estar quente e confortável, aliás a realidade de muitos portugueses é passar frio. Portugal é o quinto país europeu onde os cidadãos têm mais dificuldades em aquecer as suas casas: 19% da população tem dificuldades financeiras em manter a habitação a temperaturas adequadas ao inverno. Falamos de pobreza energética.

A pobreza energética, que não tem uma definição legal em Portugal ou na UE, pode ser definida como o conjunto de situações em que um agregado familiar não tem capacidade de assegurar os níveis mais básicos de energia para conseguir iluminar, cozinhar e aquecer a habitação.

Atuando especificamente nesta área, o GAE tem uma equipa preparada para informar e ajudar os portugueses a melhorar a eficiência energética da sua casa, a gerir os seus consumos, a compreender o funcionamento do mercado de energia, bem como a recorrer a mecanismos de apoio em situação de pobreza energética.

São objectivos principais do GAE:

  • Apoiar os consumidores em situação de pobreza energética a gerir o seu consumo de energia e a melhorar o seu padrão de vida, ajudando-os a encontrar as soluções mais adequadas, nomeadamente no que respeita a mecanismos de apoio existentes.
  • Aconselhar os consumidores para um consumo mais eficiente de energia, esclarecendo como essa preocupação os pode ajudar a economizar, a melhorar a sua saúde e bem-estar e a contribuir para a transição energética.

A pobreza energética é um problema comum, embora pouco conhecido dos consumidores, que vivem num risco crescente de a enfrentar. Não passe frio! Esclareça as suas dúvidas e preocupações com o GAE. Agende já o seu atendimento: 213 710 200 ou energia@deco.pt

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