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Deco vai pedir a empresas para reduzirem plásticos nas embalagens

A Deco pede aos consumidores para denunciarem embalagens com excesso de plástico. Feita a denúncia, a Deco vai pedir a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico.
5 Junho 2019, 09h13

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) disponibiliza a partir de hoje uma página nas redes sociais e um email para que os cidadãos denunciem produtos excessiva ou injustificadamente embalados em plástico.

No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a Deco passa a ter disponível um endereço de ‘e-mail’ (plasticoamais@deco.pt) para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens a serem depois encaminhas para os respetivos produtores ou retalhistas.

A Deco explica em comunicado que vai pedir a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico.

“No Dia Mundial do Ambiente convidamos todos os consumidores a juntarem-se à Deco para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais”, diz a organização no comunicado.

Além do endereço de e-mail, a partir da manhã de hoje também vão estar disponíveis em todas as redes sociais páginas para receber as mensagens dos consumidores, com a Deco a incentivar a utilização do “hashtag” #plasticoamais e a partilha de fotografias de produtos desnecessariamente envolvidos em plástico.

“Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder”, diz também a Deco no comunicado.

Fonte da associação disse à Lusa que também vão ser pedidas reuniões com as empresas responsáveis pela colocação dos produtos e defendeu que quanto mais fotografias forem enviadas mais “força” a Deco tem para protestar.

A Deco diz que já partilhou as preocupações e a ação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor, e acrescenta que um pequeno gesto de um consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o comportamento.

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