[weglot_switcher]

Défice comercial dos Estados Unidos diminui em novembro

Durante o mês de novembro, tanto as importações como as exportações nos Estados Unidos registaram uma descida, o que fez com que o país conseguisse ver o seu défice comercial a descer.
9 Janeiro 2024, 19h27

O défice comercial dos Estados Unidos diminuiu inesperadamente em novembro, acompanhando a queda verificada nas importações de bens de consumo, num contexto de abrandamento da procura interna, uma tendência que poderá persistir em dezembro, segundo a ‘Reuters’. O défice comercial contraiu para 2%, para 63,2 mil milhões de dólares, de acordo com o departamento de Comércio.

O relatório divulgado hoje mostra que as exportações também registaram uma diminuição em novembro, no seguimento de uma descida da procura no exterior. A procura tem vindo a diminuir tanto nos Estados Unidos como no estrangeiro, depois dos fortes aumentos das taxas de juro por parte dos bancos centrais desde 2022, numa tentativa de combater a inflação.

As importações caíram 1,9%, para 257,4 mil milhões de dólares em novembro e as exportações registaram uma descida de 1,9%, para 253,7 mil milhões de dólares.

O ciclo de aumento das taxas por parte da Reserva Federal (Fed) deve ter terminado, no entanto os mercados financeiros estão à espera de que o banco central dos Estados Unidos comece a reduzir os custos dos empréstimos já em março.

“A fraqueza das exportações e das importações em novembro sugere que o crescimento mais fraco no exterior está agora a ser acompanhado por um abrandamento da procura interna também”, afirma Andrew Hunter, economista-chefe adjunto para os Estados Unidos na Capital Economics.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.