[weglot_switcher]

Depois de colapso do SVB, Goldman Sachs projeta que Fed não suba juros em março

A falência do banco ligado a inúmeras start-ups gerou ondas de choque no sistema e pode levar a Reserva Federal a interromper o ciclo de aperto monetário. A anterior previsão da Goldman Sachs apontava para 25 pontos na reunião da próxima semana.
13 Março 2023, 09h56

No rescaldo da falência do Silicon Valley Bank (SVB), a Goldman Sachs atualizou as suas perspetivas para as taxas de juro de referência nos EUA, projetando agora que a Reserva Federal opte por as manter inalteradas na reunião da próxima semana.

A falência do banco norte-americano está a gerar já ondas de choque no sistema financeiro mundial e dos EUA, onde para a próxima semana se realiza nova reunião de política monetária. A previsão base da Goldman Sachs antes passava por uma subida de 25 pontos base (p.b.).

A taxa terminal prevista pelo banco de investimento norte-americano também sofreu com as notícias relativas ao SVB, estando agora projetada em 5,25%-5,5%. Para as reuniões a seguir a março, a Goldman continua a prever três subidas de 25 pontos, mas cita agora grande incerteza no horizonte de previsões.

Ainda assim, os analistas reconhecem que a disponibilidade mostrada pela Reserva Federal para salvaguardar depósitos, incluindo os que não estavam garantidos, deverá dar apoio ao sistema numa altura em que a pressão para retirar fundos era grande. Recorde-se que foi criado um fundo de emergência para garantir todos os depósitos do banco que faliu na sexta-feira passada.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.