O alerta do Centro de Furacões foi emitido: o Irma vai em direção às Ilhas de Sotavento com ventos que rondam os 215 km/hora. O furacão foi elevado a categoria quatro na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis.
#Irma has become a category 4 hurricane. Preparations within the warning area should be rushed to completion. https://t.co/tW4KeGdBFb pic.twitter.com/40N9AjuXCo
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) September 4, 2017
A tempestade deverá intensificar-se nos próximos dois dias. Na rota do furacão estão países como Haiti, República Dominicana e Cuba. Os EUA deverão estar sob aviso na Costa Leste, com a Florida a correr mais riscos. Apesar da trajetória ser incerta, é preciso “intensificar os preparativos para proteger vidas e bens” ameaçados pelo Irma, que deverá chegar a solo norte-americano já amanhã, diz o centro.
Depois dos estragos do Harvey, o furacão Irma deverá causar um aumento de até três metros no nível das águas, com ondas “grandes e destrutivas” e chuvas de até 25 cm. Nos EUA, o governador da Flórida, Rick Scott, já decretou estado de emergência para preparar a região, informa a imprensa local.
I have declared a state of emergency for every FL county to help state, federal and local governments work together as we prepare for #Irma.
— Rick Scott (@SenRickScott) September 4, 2017
No Haiti foi emitido o alerta: “ameaças de fortes chuvas, fortes ventos, fortes ondulações, riscos de deslizes de terras e inundações”, revelou um comunicado da proteção civil.
Ilhas de Antígua e Barbuda, Anguilla, Montserrat, Saint Kitts et Nevis, Saint Martin, Saint Barthélemy, Saba e Saint Eustache, onde a passagem do Irma é esperada nas próximas 36 horas, foram também avisadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com