[weglot_switcher]

Deputado do PS critica papel de Manuel Luís Goucha no “branqueamento da extrema-direita” (com áudio)

Eduardo Barroco de Melo reagiu à notícia de que o apresentador de televisão presidirá à comissão de honra da candidatura à Câmara da Amadora de Suzana Garcia, que o parlamentar conota com a extrema-direita. Em declarações ao Jornal Económico, defende que “os últimos anos têm sido de aproximação a estas ideias e de promoção delas” por parte de Goucha.
  • Manuel Luís Goucha
7 Julho 2021, 07h40

O deputado socialista Eduardo Barroco de Melo reagiu ao anúncio de que o apresentador de televisão Manuel Luís Goucha irá presidir à comissão de honra da candidatura da advogada Suzana Garcia à presidência da Câmara da Amadora escrevendo no Twitter que isso “vem apenas confirmar aquilo que já se sabia sobre o seu papel no branqueamento da extrema-direita”.

Para o eleito pelo círculo do Porto, que integra a ala esquerda do PS, a promoção que Manuel Luís Goucha tem feito aos comentários de Suzana Garcia no seu programa na TVI, contribuindo para que a advogada fosse escolhida para candidata autárquica do PSD, numa coligação com o CDS-PP, Aliança, Movimento Partido da Terra (MPT) e Partido Democrático Republicano (PDR), é um sinal de ligação à extrema-direita.

O mesmo se aplica às entrevistas no seu antigo programa “Você na TV!” ao líder nacionalista e antigo skinhead Mário Machado, que cumpriu pena de prisão por envolvimento na morte do imigrante cabo-verdiano Alcindo Monteiro, e mais recentemente ao deputado e presidente do Chega, André Ventura, aquando da sua candidatura à Presidência da República.

“Os últimos anos têm sido de aproximação a estas ideias e de promoção delas sempre com uma falsa capa de neutralidade”, disse Eduardo Barroco de Melo ao Jornal Económico, sobre os motivos que o levaram a escrever o tweet ilustrado com a imagem de Manuel Luís Goucha e Mário Machado no estúdio de televisão.

Em 2019, quando fez essa entrevista, inserida na rubrica de um colaborador do “Você na TV!” e que motivou críticas do Sindicato dos Jornalistas e da SOS Racismo, Manuel Luís Goucha defendeu, numa entrevista ao “Público”, que a “ideologia do politicamente correto é perigosa” e garantiu que não branqueia “ditaduras nem ditadores, sejam de esquerda ou de direita”

Goucha deverá participar nesta quarta-feira, enquanto presidente da comissão de honra, na apresentação pública da candidatura de Suzana Garcia, que decorre a partir das 19h00 no Parque Central da Amadora. Confirmadas estão as presenças do presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, do vice-presidente do PSD, David Justino, e do presidente do MPT, Pedro Soares Pimenta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.