[weglot_switcher]

Deputados do PSD Madeira que se abstiveram no OE2020 vão ser alvo de um processo disciplinar

O processo terá sido instaurado a pedido da direção do grupo parlamentar do PSD, mas os deputados ainda não foram formalmente notificados. Em causa está o facto de Sara Madruga da Costa, Sérgio Marques e Paulo Neves terem contrariado a disciplina de voto imposta pelo PSD na votação do OE2020, na generalidade.
27 Janeiro 2020, 12h25

Os três deputados do PSD/Madeira que se abstiveram na votação, na generalidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) vão ser alvo de um processo disciplinar. O processo terá sido instaurado a pedido da direção do grupo parlamentar do PSD de Rui Rio, mas os deputados ainda não foram formalmente notificados, avança o Diário de Notícias da Madeira.

Sara Madruga da Costa, Sérgio Marques e Paulo Neves contrariaram a disciplina de voto imposta pela bancada social-democrata na Assembleia da República (que votou contra o documento), depois de o Governo de António Costa ter negociado com o Governo da Madeira o co-financiamento da construção do novo hospital do Funchal.

Os deputados visados devem ser notificados nos próximos dias. Questionada sobre a situação pelo jornal “DN-Madeira”, a deputada social-democrata Sara Madruga da Costa disse: “Não é nada que me preocupe porque, para mim, acima do PSD está e sempre estará a Madeira”.

A abstenção dos deputados do PSD/Madeira não foi, no entanto, decisiva. A proposta de OE2020 apresentada pelo Governo foi aprovada, com a abstenção do BE, PCP, PAN, PEV e Livre. Já o PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra a proposta orçamental.

No caderno de encargos do PSD/Madeira para viabilizar o OE 2020 estavam ainda a redução dos juros da dívida que o Funchal paga ao Estado, no âmbito do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro, bem como passagens aéreas a 86 euros para residentes e 65 para estudantes universitários e o financiamento de um ferry semanal entre a Madeira e o continente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.