[weglot_switcher]

Desemprego nos EUA em mínimos dos últimos 9 anos

As empresas norte-americanas aumentaram as contratações em novembro e a taxa de desemprego caiu para um mínimo de mais de nove anos nos 4,6%.
2 Dezembro 2016, 15h48

 

Os EUA criaram 178 mil postos de trabalho fora do sector agrícola no mês passado, tendo a taxa de desemprego descido 0,3 pontos percentuais para 4,6%, o que representa o nível mais baixo em nove anos, informou o Departamento do Trabalho norte-americano esta sexta-feira.

A queda de 0,3 pontos percentuais da taxa de desemprego no mês passado, para o nível mais baixo desde agosto de 2007, resulta de mais pessoas a encontrar trabalho, bem como do número de pessoas que deixaram a força de trabalho.

Os economistas esperavam que a criação de postos de trabalho fosse de 175 mil e que a taxa de desemprego permanecesse em 4,9%.

O relatório segue a sequência de dados no PIB, no consumo, inflação, habitação e indústria, a mostrarem que a economia tem crescido a um ritmo acelerado, e confirma também que a Reserva Federal tem caminho aberto para aumentar as taxas de juro já em dezembro.

Um indicador menos positivo foi o retrocesso no crescimento dos salários após dois meses seguidos a subir. O salário médio caiu 0,1%, depois de avançar 0,4% em outubro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.