Desemprego sobe para 6,7% em abril mas manteve-se estável em março

População que se encontrava empregada correspondeu a 4.822,7 mil pessoas, representando uma diminuição de 0,2% em relação a março. No entanto, em comparação com o período homólogo, verificou-se um aumento de 0,7%.

O desemprego voltou a subir no mês de abril, fixando-se em 6,7%, enquanto no mês de março se situou em 6,5%, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta segunda-feira.

A população que se encontrava empregada correspondeu a 4.822,7 mil pessoas, representando uma diminuição de 0,2% em relação a março, e uma queda de 0,5% face a janeiro de 2019. No entanto, em comparação com o período homólogo, verificou-se um aumento de 0,7%.

Já em março, os dados da entidade revelam que a população empregada caiu 0,2% (10 mil) em comparação com fevereiro. Apesar de ter diminuído 0,1% (5,1 mil) em relação a dezembro, em comparação com março de 2018, aumentou 1,2% (57,8 mil). Assim, no mês de março, a taxa de emprego situou-se em 62,1%, apresentando uma diminuição de 0,1 pontos percentuais (p.p) em relação a fevereiro e 0,2 p.p. em relação a dezembro.

Apesar da população empregada continuar a sobrepor-se à população desempregada, no mês de março registaram-se 335 mil cidadãos sem emprego. Os dados do INE revelam uma diminuição de 0,7% em face a fevereiro deste ano, de 2,7% em comparação com dezembro de 2018 e de 13% em relação ao período homólogo.

Em abril, a população desempregada aumentou 3,2% em relação a março, com 345,6 mil pessoas sem trabalho. Em comparação com janeiro de 2019 e dezembro de 2018, a taxa de desemprego aumentou 1%, sendo que diminuiu 6,2% quando comparado com abril de 2018.

Enquanto a taxa de desemprego geral se fixou em 6,7%, a mesma taxa na camada jovem ficou em 17,2%, mantendo-se inalterada em relação ao mês precedente. Por sua vez, a taxa de desemprego nos adultos fixou-se em 5,9%, aumentando 0,2 p.p. em relação a março.

A população ativa, comparando março e abril, teve uma evolução nula. Em abril, a taxa de atividade situou-se em 66,5%, mantendo-se igualmente inalterada em relação ao mês anterior, apresentado uma diminuição de 0,2 p.p. em comparação com janeiro de 2019 e aumentando 0,2 p.p. comparativamente ao período homólogo.

Recomendadas

Governo anuncia recrutamento de 200 trabalhadores para reforçar Autoridade Tributária

Autorização foi dada esta semana pelo ministro das Finanças. João Leão, e revelada esta terça-feira, pelo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

Rob McCargow: “A literacia digital passou a ser obrigatória nas administrações”

O diretor de Inteligência Artificial da consultora PwC United Kingdom defende que as empresas têm um papel a desempenhar no enquadramento do desenvolvimento da inteligência artificial, em vez de ficarem à espera de governos e reguladores, mas que os decisores têm de ter maior conhecimento sobre tecnologia.

Madeira: Governo Regional vai investir 136 milhões de euros na habitação a custos controlados

O CDS considera o investimento na habitação por parte do Executivo madeirense como uma medida crucial para responder à “dificuldade” das famílias e sobretudo dos casais mais jovens, em encontrar habitação quando os preços do mercado e as rendas são “muito elevados” atualmente.
Comentários