Destruição de florestas tropicais aumentou em 2020

As conclusões da Global Forest Watch têm como base imagens captadas por satélites e indica que o Brasil é o país mais afetado pela desflorestação tropical.

Bruno Kelly/Reuters

A área de florestas tropicais destruídas em 2020 é equivalente ao território da Holanda, um aumento de 12% em relação ao ano anterior indica o relatório da Global Forest Watch, divulgado hoje.

De acordo com a organização não-governamental, 4,2 milhões de hectares de ecossistemas fundamentais para o planeta desapareceram na sequência de incêndios ou foram abatidos por ação humana.

As conclusões da Global Forest Watch têm como base imagens captadas por satélites e indica que o Brasil é o país mais afetado pela desflorestação tropical.

A organização não-governamental sublinha que a área destruída aumentou “apesar da crise sanitária” provocada pelo covid-19.

Recomendadas

AIE: Emissões de carbono deverão atingir em 2021 segundo nível mais alto da história

A subida deve ficar apenas atrás da recuperação massiva de há 10 anos, após a crise financeira, deitando abaixo as expectativas de combate às alterações climáticas, a menos que os governos ajam rapidamente, alertou a Agência Internacional de Energia (AIE).

Clima: Indicadores e impactos agravaram-se em 2020 e covid-19 só piorou

Os indicadores e os impactos das alterações climáticas agravaram-se em 2020, um dos três anos mais quentes de sempre, e a pandemia de covid-19 abrandou a economia mas não as concentrações de gases, alerta um relatório hoje divulgado.

PremiumPlástico de uso único deverá acabar até 2025

O Pacto Português para os Plásticos já conta com mais de uma centena de entidades membro após o primeiro ano de atividade, marcado pela pandemia.
Comentários