DGPC investe em acessos para pessoas com mobilidade condicionada em museus, monumentos e palácios

Todas as intervenções programadas no âmbito do PASPVT são financiadas a 100% e deverão estar concluídas até ao final de 2020, de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai ajudar sete pontos culturais em Portugal a melhorar a sua capacidade de receber visitantes com necessidades especiais, na sequência do financiamento de 105 mil euros atribuído à execução de 10 projetos submetidos ao Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública (PASPVT).

O PASPVP  tem como objetivo “promover a acessibilidade aos cidadãos com mobilidade condicionada, mediante a eliminação de barreiras arquitetónicas no edificado afeto aos organismos da administração pública, na forma direta e indireta, que realize atendimento ao público ou que receba público, perspetivando a criação de espaços com condições de acesso para todos”, de acordo com a nota divulgada esta quarta-feira.

A DGPC informa ainda que todas as intervenções programadas no âmbito do PASPVT são financiadas a 100% e deverão estar concluídas até ao final de 2020. Os dez projetos aprovados são os seguintes:

  • Palácio Nacional da Ajuda (PNA) – Aquisição de uma plataforma elevatória
  • Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional (MMC) – Instalação de duas rampas
  • Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) – Remodelação das Instalações Sanitárias do público no átrio da rua Serpa Pinto
  • Museu Nacional do Traje (MNT) – Acessibilidade aos pisos zero, onde se situam as exposições temporárias, e um onde, estão localizadas as exposições permanente do Museu
  • Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD) – Remodelação funcional de instalação sanitária para utilização por pessoas com mobilidade condicionada
  • Panteão Nacional – Execução de rampa e corrimão para acesso à galeria Norte.
  • Museu de Arte Popular (MAP) -Remodelação das instalações sanitárias, criação de rampa e portas de acesso e aquisição de elevador de escadas portátil
Recomendadas

DGArtes: Programa de apoio a projetos de Criação e Edição sem audiência de interessados

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) confirmou a dispensa de audiência de interessados do Programa de Apoio a Projetos, na área da de Criação e Edição, de forma excecional, por considerar que iria “comprometer a concessão dos apoios”.

Livro: “Veneza”

Este não é um guia nem um livro de história; é um maravilhoso mergulho na vida e no caráter de uma cidade, tendo como pano de fundo o seu prodigioso passado. Veneza ‘by’ Jan Morris.

Quase um terço dos museus de todo o mundo vai fazer despedimentos

A pandemia está a afetar seriamente estas instituições culturais em todo o mundo, exigindo o encerramento ou a limitação de horários de funcionamento, como acontece atualmente em Portugal, aos fins de semana. É a conclusão do relatório do Conselho Internacional dos Museus.
Comentários