[weglot_switcher]

Dia Mundial da Alimentação: Estas são as melhores fontes para ter uma alimentação mais equilibrada

Conheça os livros, sites, blogs, vídeos e apps onde pode encontrar as melhores dicas para uma alimentação mais saudável.
16 Outubro 2018, 14h00

Aderir a uma dieta saudável individualmente e sustentável para o meio ambiente é um desafio para quem ambiciona ter um estilo de vida equilibrado. Quando se trata de reconsiderar a rotina alimentar, o que não faltam são sugestões. No Dia Mundial da Alimentação, o Jornal Económico recolheu algumas sugestões sobre o assunto, que podem ser acedidas através dos vários canais de informação.

Livros:

  • Superalimentos – Refeições com Mais Vida” (2017), é o livro de receitas para quem procura integrar superalimentos nas rotinas do dia-a-dia, prevenir doenças ou ter uma saúde mais equilibrada. Neste livro  encontrará também receitas para batidos, pequenos-almoços, lanches, jantares, sobremesas, informações nutricionais e dicas para gerir as suas despesas.

 

  • Que tal implementar em sua casa e na vida uma filosofia de desperdício zero? Com”Desperdício Zero”, aprenderá a erradicar o lixo da sua vida passo a passo. A autora demonstra os benefícios de um estilo de vida sem desperdícios. Para isso, basta recusar aquilo de que não se precisa, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar tudo o que se pode recusar. Deste modo, melhorará o seu estilo de vida, a sua saúde , poupará mais dinheiro e tempo, e proporcionará um futuro melhor para si, para a sua família e para o planeta.

Sites:

  • Se procura uma fonte que contenha dicas para receitas saudáveis, informações sobre prevenção de doenças e conteúdo sobre os novos relatórios e estudos no âmbito da alimentação, a Direção Geral de Saúde (DGS) tem um site com tudo isso e muito mais. O ”Alimentação Saudável”, ao brigo do Plano Nacional de Saúde, faz uma recolha de informações de tudo que possa ser relevante para aderir a uma nova dieta com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre os consumos alimentares da população portuguesa, seus determinantes e consequências.

 

  • O Jumbo também é apologista de uma vida mais saudável e, através do programa ”Vida Saudável”, disponibiliza receitas para um estilo de vida mais equilibrado. A marca portuguesa criou ainda a “seleção azul”, que consiste num conjunto de produtos cuja composição oferece melhores valores nutricionais e ausência de ingredientes específicos que são objeto de controvérsia. O objetivo é facilitar as compras através da localização visível, nas lojas da marca.

Blogs:

  • O ”Please Consider” (por favor, considere, em português) é um blog português que convida, exatamente, a que considerem opções menos convencionais de alimentação. Joana Limão é a autora do blog, que faz sugestões saudáveis e sugere que os leitores as considerem. A autora faz recomendações de receitas e restaurantes, mas também dá dicas para bem estar e beleza.

 

  • Direcionado em especialmente (mas não exclusivamente) para homens, ”A Pitada do Pai” apresenta um portefólio de receitas para a família toda. Desde os mais pequenos, aos mais crescidos. O autor do site, tem também um livro publicado e organiza eventos e workshops para os seus leitores.

Vídeos:

  • Ver vídeos pode ser mais dinâmico que ler. ”A Joana bbl” apresenta um conjunto de vídeos que podem mudar o seu estilo de vida. A youtuber luso-caboverdiana, que conta agora mais de 13 mil seguidores e mais de um milhão de visualizações em alguns vídeos, oferece um leque de receitas, dicas de lifestyle, compras mais económicas e até sugestões para alimentação de crianças e bebés.

 

  • Lucília Diniz, uma bloguer brasileira, junta o bom ao agradável: ”dicas para viver bem, sempre com muito bom humor”. O seu canal no YouTube, que conta com quase 250 mil seguidores e soma 16 milhões de visualizações, sugere receitas fáceis, rápidas e a um custo reduzido, garantido sempre boa disposição durante a confecção dos pratos. A bloguer é também autora de alguns livros, empreendedora e detém um site com informações sobre como ter um estilo de vida mais equilibrado.

Apps:

  • A “VitaMenu” permite o registo do peso e a criação de um diário alimentar, através de uma listagem de alimentos completa. Na app, pode-se criar um perfil individual, escolher o tempo em que se pretende atingir objetivos e recebem-se sugestões de rotinas diárias mais saudáveis. A aplicação é gratuita, e está disponível tanto para iOS como para Android.

 

  • A portuguesa ”Fat Secret” dá acesso a uma lista de receitas, restaurantes e marcas de alimentos que permitem uma maior facilidade ao fazer registo do diário alimentar. Esta aplicação funciona também como uma rede social, onde se pode criar um perfil e, em vez de se fazer o registo dos dados pessoais, faz-se o registo do peso atual, altura, peso pretendido e atividade física diária. É também gratuita e está disponível em iOS, Android e Windows Phone.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.