Dia Nacional dos Avós: algumas dicas para poupar e investir

Guardar o pé-de-meia debaixo do colchão já não é a estratégia utilizada, mas para aplicar o dinheiro em fundos de poupança/investimento ou outro produto financeiro, os idosos precisam ter muita cautela e analisar cuidadosamente a forma e o local em que farão a sua aplicação.

Os avós têm uma função cada vez mais ativa nas famílias e na sociedade. Na verdade, são eles, frequentemente, o único sustento das famílias e o apoio dos filhos na educação e no cuidado dos mais novos.

Atualmente muitas famílias tiveram de alterar comportamentos, adquirir novas competências, sobretudo no que respeita à gestão dos seus orçamentos familiares e das poupanças.

A obrigação de constituir uma poupança está efetivamente mais enraizada na geração dos avós, consumidores que, na sua maioria, carecem de literacia financeira. Guardar o pé-de-meia debaixo do colchão já não é a estratégia utilizada, mas para aplicar o dinheiro em fundos de poupança/investimento ou outro produto financeiro, os idosos precisam ter muita cautela e analisar cuidadosamente a forma e o local em que farão a sua aplicação.

A DECO recomenda a todos os avós:

Procurem informação sobre os vários produtos e opções existentes no mercado. Discutam as suas dúvidas com os seus familiares próximos, contactem especialistas se for o caso, e verifique qual a opção que melhor se adequa à sua disponibilidade financeira e ideias de investimento.

Não entreguem as suas poupanças a desconhecidos. Não arrisquem em fundos pouco fiáveis, com promessas vãs de lucro fácil e taxas de juro elevadas. Nos dias de hoje convém sempre ter ciente que as poupanças são um dos nossos bens mais preciosos.

Não se esqueçam que, tão importante como poupar, é saber investir e conhecer as regras para uma melhor escolha. “Não colocar todos os ovos na mesma cesta” pode ser a melhor estratégia, garantindo-lhe maiores dividendos e menores riscos.

Informe-se sobre os direitos. Conte com o nosso apoio e celebre o Dia Nacional dos Avós.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site deco.pt e siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Pegada de carbono? Já é possível calcular a sua através desta aplicação

Além de poder calcular a sua pegada de carbono, a moey! Green disponibiliza ainda dicas sobre como podem os clientes tornar-se mais amigos do ambiente e alterar alguns dos seus hábitos de consumo. Nova funcionalidade já está disponível na ‘app’.

Quer testar tecnologia inovadora em motociclos? Bosch procura 100 voluntários

Os voluntários serão convidados a utilizar um simulador de motociclos, instalado em laboratório, onde é possível ter uma experiência semelhante à condução real de uma mota, ao mesmo tempo que o condutor é exposto a diferentes situações de perigo. Os requisitos para participação no ensaio são ter experiência na condução de motas e estar na faixa etária entre os 20 e os 60 anos.

Saiba como pode poupar na eletricidade

Há que “agarrar” a mais pequena margem para poupar, pois poderá ser um alívio no orçamento mensal.
Comentários