O mercado da obesidade está avaliado em 40 mil milhões de euros, um valor consideravelmente elevado para toda a indústria farmacêutica tendo em conta a existência de diversos medicamentos para a perda de peso.
Adeus, Louis Vuitton. Novo Nordisk é a empresa mais valiosa da Europa
Depois da Novo Nordisk se ter tornado a empresa europeia mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de 397,9 mil milhões de euros, a concorrente Lilly quer entrar no jogo e ultrapassar este valor.
O novo medicamento da Lilly, o Mounjaro, registou uma perda de peso de 26,6% na terceira fase de estudo, o valor mais elevado até à data. Este medicamento serve para tratar a diabetes tipo II e já está aprovado, para este facto, pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).
Agora, e depois do sucesso nos ensaios clínicos, a Lilly procura a aprovação deste medicamento para combater a obesidade.
A farmacêutica norte-americana realizou o ensaio Surmount -3, durante 72 semanas, e o Surmount -4 durante 88 semanas, com os participantes a apresentar uma redução de peso positiva.
“As descobertas do primeiro estudo desafiam a noção de que as pessoas que vivem com excesso de peso podem alcançar os seus objetivos de perda de peso apenas com dieta e exercício. Os resultados do segundo reforçam a premissa de que a obesidade precisa de ser tratada como uma doença crónica”, aponta o vice-presidente sénior de desenvolvimento de medicamentos da Lilly, Jeff Emmick.
Apesar da Novo Nordisk possuir vários passos de avanço, por o medicamento Wegovy estar aprovado pelas duas agências para a perda de peso, a Lilly tem avançado para o seu objetivo. A norte-americana adquiriu a Versanis, uma empresa que desenvolve medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, cuja molécula pode vir a ser utilizada em adultos para combater o excesso de peso e a obesidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com