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Diabetes ou obesidade? Lilly quer superar sucesso da Novo Nordisk

Medicamento da Lilly está aprovado para o tratamento da diabetes tipo II. Agora, a farmacêutica norte-americana quer abrir concorrência à Novo Nordisk e aprovar o mesmo medicamento para a perda de peso.
Eli Lilly logo is shown on one of the company’s offices in San Diego, California, U.S., September 17, 2020. REUTERS/Mike Blake/File Photo
7 Setembro 2023, 14h16

O mercado da obesidade está avaliado em 40 mil milhões de euros, um valor consideravelmente elevado para toda a indústria farmacêutica tendo em conta a existência de diversos medicamentos para a perda de peso.

Adeus, Louis Vuitton. Novo Nordisk é a empresa mais valiosa da Europa

Depois da Novo Nordisk se ter tornado a empresa europeia mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de 397,9 mil milhões de euros, a concorrente Lilly quer entrar no jogo e ultrapassar este valor.

O novo medicamento da Lilly, o Mounjaro, registou uma perda de peso de 26,6% na terceira fase de estudo, o valor mais elevado até à data. Este medicamento serve para tratar a diabetes tipo II e já está aprovado, para este facto, pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Agora, e depois do sucesso nos ensaios clínicos, a Lilly procura a aprovação deste medicamento para combater a obesidade.

A farmacêutica norte-americana realizou o ensaio Surmount -3, durante 72 semanas, e o Surmount -4 durante 88 semanas, com os participantes a apresentar uma redução de peso positiva.

“As descobertas do primeiro estudo desafiam a noção de que as pessoas que vivem com excesso de peso podem alcançar os seus objetivos de perda de peso apenas com dieta e exercício. Os resultados do segundo reforçam a premissa de que a obesidade precisa de ser tratada como uma doença crónica”, aponta o vice-presidente sénior de desenvolvimento de medicamentos da Lilly, Jeff Emmick.

Apesar da Novo Nordisk possuir vários passos de avanço, por o medicamento Wegovy estar aprovado pelas duas agências para a perda de peso, a Lilly tem avançado para o seu objetivo. A norte-americana adquiriu a Versanis, uma empresa que desenvolve medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, cuja molécula pode vir a ser utilizada em adultos para combater o excesso de peso e a obesidade.

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