[weglot_switcher]

Diálogo à esquerda continua, apesar de “mau prenúncio”

PCP e Bloco de Esquerda querem maior subida nos salários. Direita critica dimensão do Governo.
2 Novembro 2019, 12h00

O debate sobre o Programa de Governo do novo Executivo de António Costa arrancou esta quarta-feira, na Assembleia da República. Embora haja intenções expressas de que os entendimentos à esquerda devem continuar, a nova “aritmética” parlamentar revelou também um “mau prenúncio” para o PCP.

Na intervenção de abertura do debate, António Costa manifestou intenção de prosseguir o caminho da última legislatura, com “mais crescimento”, “mais igualdade”, e “sempre com contas certas”. E frisou que o diálogo será feito com “aqueles à esquerda, e também o PAN”, que estiverem interessados em continuar o caminho seguido. Possíveis entendimentos à direita ficaram foram afastados: “Não é de ruturas ou de míticas reformas estruturais que o país precisa”, garantiu.

Mais tarde, em resposta à coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, frisou que o lugar do PS é à esquerda. “Se a pergunta é essa, podemos fechar já a legislatura”, disse António Costa. “O nosso lugar é onde nascemos: na esquerda portuguesa”. Considerou ainda que, durante a legislatura anterior, se forçou por quebrar com o conceito anacrónico de “arco da governação” e garantiu que essa será também uma das prioridades para os próximos quatro anos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.