Dicas de poupança para o seu dia-a-dia

No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

Poupar é difícil! Queremos apoiar os consumidores nesta tarefa complicada. Comecemos pelos mitos relacionados com gestos quotidianos.

ÁGUA – Instalar redutores de caudal diminui o conforto

Os redutores cortam até 40% o caudal de água que passa numa torneira ou cabeça de duche. Como misturam ar no fluxo, fazem-no sem diminuir a sensação de pressão nem o conforto. Se forem instalados no chuveiro, também permitem poupar energia, no caso da água quente. A diferença está no tempo superior para encher um recipiente.

Dica de poupança Se usar um termoacumulador elétrico, escolha a tarifa bi-horária para a noite. Adquira um programador para ligar a resistência só nas horas em que a energia é mais barata.

Lavar a loiça à mão gasta menos do que na máquina

O custo da lavagem depende do consumo de água e eletricidade, quantidade de detergente e preço do equipamento. A máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo. Lavar à mão, enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros. Se, à mão, usar a água a 45º C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia. À mão ou na máquina, o enxaguamento é dispensável se limpar os pratos com a ajuda dos talheres ou, melhor ainda, dos guardanapos de papel usados na refeição.

Dica de poupança No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

 

Ler mais
Recomendadas

Deco: Cafés e restaurantes podem proibir clientes de ler ou estudar

Apesar da lei permitir a proibição de leitura ou o estudo no espaço do estabelecimento, há situações que são questionáveis e, sem dúvida alguma, há uma invasão dos direitos do consumidor. Portanto, se alguma vez sentir que estão a privar a sua liberdade individual reclame!

Vive em união de facto? Saiba quais são os seus direitos

Ouviu dizer que, hoje em dia, as uniões de facto produzem os mesmos direitos que os casamentos? Não é inteiramente verdade. Fique a par dos direitos dos unidos de facto.

Siga estas dicas para aumentar a vida da bateria dos seus equipamentos

Um uso intensivo, num ambiente quente, também não é recomendável, pois a bateria pode sobreaquecer e provocar uma descarga mais rápida ou até mesmo danificar o equipamento.
Comentários