[weglot_switcher]

Dicas de poupança para o seu dia-a-dia

No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.
9 Setembro 2019, 16h10

Poupar é difícil! Queremos apoiar os consumidores nesta tarefa complicada. Comecemos pelos mitos relacionados com gestos quotidianos.

ÁGUA – Instalar redutores de caudal diminui o conforto

Os redutores cortam até 40% o caudal de água que passa numa torneira ou cabeça de duche. Como misturam ar no fluxo, fazem-no sem diminuir a sensação de pressão nem o conforto. Se forem instalados no chuveiro, também permitem poupar energia, no caso da água quente. A diferença está no tempo superior para encher um recipiente.

Dica de poupança Se usar um termoacumulador elétrico, escolha a tarifa bi-horária para a noite. Adquira um programador para ligar a resistência só nas horas em que a energia é mais barata.

Lavar a loiça à mão gasta menos do que na máquina

O custo da lavagem depende do consumo de água e eletricidade, quantidade de detergente e preço do equipamento. A máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo. Lavar à mão, enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros. Se, à mão, usar a água a 45º C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia. À mão ou na máquina, o enxaguamento é dispensável se limpar os pratos com a ajuda dos talheres ou, melhor ainda, dos guardanapos de papel usados na refeição.

Dica de poupança No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

 [frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”335″ slug=”poupanca-das-familias” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/poupanca-das-familias/thumbnail?version=1561378387009&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.