Dicas de poupança para o seu dia-a-dia

No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

Poupar é difícil! Queremos apoiar os consumidores nesta tarefa complicada. Comecemos pelos mitos relacionados com gestos quotidianos.

ÁGUA – Instalar redutores de caudal diminui o conforto

Os redutores cortam até 40% o caudal de água que passa numa torneira ou cabeça de duche. Como misturam ar no fluxo, fazem-no sem diminuir a sensação de pressão nem o conforto. Se forem instalados no chuveiro, também permitem poupar energia, no caso da água quente. A diferença está no tempo superior para encher um recipiente.

Dica de poupança Se usar um termoacumulador elétrico, escolha a tarifa bi-horária para a noite. Adquira um programador para ligar a resistência só nas horas em que a energia é mais barata.

Lavar a loiça à mão gasta menos do que na máquina

O custo da lavagem depende do consumo de água e eletricidade, quantidade de detergente e preço do equipamento. A máquina gasta, em média, 15 litros por ciclo. Lavar à mão, enxaguamento incluído, leva uma média de 60 litros. Se, à mão, usar a água a 45º C, considere 2 kWh por lavagem. Num ciclo normal, a máquina precisa de 1,3 kWh para lavar e secar. No ciclo económico, o consumo baixa para cerca de 1 kWh, ou seja, pode poupar metade da energia. À mão ou na máquina, o enxaguamento é dispensável se limpar os pratos com a ajuda dos talheres ou, melhor ainda, dos guardanapos de papel usados na refeição.

Dica de poupança No verão, abdique da fase de secagem da máquina da loiça, nos modelos que o permitem.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

 

Ler mais
Recomendadas

Como poupar na utilização do carro

Escolha um modelo adaptado às suas necessidades. Não escolha um carro grande, se não precisa, pois consome até 50% mais combustível do que os modelos mais pequenos.

Já validou as faturas? Prazo termina amanhã

Cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais. Para obter o benefício máximo, basta gastar 715 euros, facilmente atingíveis com os encargos da casa e da família. Em conjunto, um casal pode deduzir um máximo de 500 euros no seu IRS.

Segurança na Internet: Mais de metade dos portugueses não se sente devidamente informado

A dinâmica de fazer compras mudou muito nos últimos anos e já não é necessário sair de casa para ver, comparar e comprar produtos. No entanto, muitos consumidores carecem de literacia digital pelo que existem muitas questões quanto às melhores práticas, levando a graves problemas de segurança.
Comentários