Dicas para poupar: Estratégias a ter em conta e erros a evitar

No caso de utilizar cartão de crédito, tente efetuar pagamentos nas alturas em que não está sujeito aos juros. Se ainda não possui de um cartão deste cariz, mas pretende fazê-lo procure um cartão de crédito sem anuidade.

Poupar não é fácil, sobretudo quando somos confrontados com falsas estratégias de poupança. Referimo-nos a estratégias comerciais que têm o resultado contrário ao que publicitam. Ao invés de poupar, o consumidor só gasta!

Deixamos algumas dicas para sobreviver a estes truques do mercado:

Promoções “pague 2 e leve 3” são, frequentemente, um bom exemplo de uma falsa ação de poupar, pois acabam por levar o consumidor que nem precisa daqueles produtos a comprá-los por impulso, aproveitando uma “óptima promoção”. Portanto, antes de comprar esses produtos em promoção, verifique também a data de validade e pense bem se realmente precisa.

Compras online impõem, também muitas vezes, um limite mínimo de compras para que possa usufruir de portes de envio gratuitos, o que leva os consumidores a adquirir mais produtos do que aqueles que são necessários. Para além de que, se analisarmos cuidadosamente a situação, o gasto com essas compras extra é superior ao valor dos portes de envio.

Ainda utiliza o mealheiro? Também esta opção pode ser um erro pois a tentação é grande!

Por fim, não ter objetivos claramente traçados para poupar não dará incentivo a fazê-lo. Crie objetivos, sonhos e estabeleça um plano de ação.

Estar atento a estas dicas pode ser um caminho eficaz para garantir que poupar se torne mais fácil.

Deixamos também alguns conselhos para os mais gastadores:

Fixe um limite máximo dos gastos por semana, levante esse montante à segunda e faça os possíveis para não ter que movimentar mais a sua conta durante até domingo.

Deposite numa conta à parte o dinheiro que pretende poupar. Isto fará com que se “esqueça” mensalmente daquele montante para os gastos mensais, reduzindo o risco de gastar de forma supérflua.

No caso de utilizar cartão de crédito, tente efetuar pagamentos nas alturas em que não está sujeito aos juros. Se ainda não possui de um cartão deste cariz, mas pretende fazê-lo procure um cartão de crédito sem anuidade.

Conheça mais conselhos e estratégias no nosso site.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Ler mais
Recomendadas

Combustíveis: Gasolina desce na próxima semana, gasóleo fica inalterado

Na semana passada o gasóleo subiu 0,5 cêntimos, acompanhado por uma subida de 1,0 cêntimos no preço da gasolina. Saiba onde encontrar os postos mais económicos do país.

Amianto: como lidar com o perigo?

O amianto é uma ameaça à saúde pública, pelo que a sua remoção deve seguir regras de segurança apertadas. A Deco explica quais os riscos do amianto.

O que deve ter em conta no consumo colaborativo

O consumo colaborativo fomenta a partilha de serviços e bens que possuímos, para que haja um melhor aproveitamento dos mesmos. A partilha é uma forma inteligente de evitar o desperdício e poupar algum dinheiro.
Comentários