A produtividade no trabalho é um dos pilares do quotidiano para qualquer pessoa que trabalhe em troca de uma renumeração. Mas com tantas distrações que afectam a produtividade dos trabalhadores, torna-se urgente saber como evitá-las ou, pura e simplesmente, não lhes dar caso.
É provável que muito do seu tempo é passado na internet. Todos nós recorremos a ela antes, durante e depois do trabalho. O truque aqui reside em limitar a perda de tempo a navegar na internet quando deveria estar a ser produtivo. E a própria internet pode ajuda-lo: sites como o minutesplease.com ou keepmeout.com cronometram o tempo que pode aceder por dia às páginas que escolher. Assim, reduz a tentação de passar demasiado tempo nessas páginas e aumenta a sua produtividade.
Não abuse do café. O café é conhecido por estimular a produtividade, mantendo o trabalhador mais activo e com uma mente mais focada. No entanto, o consumo de café em demasia pode atrapalhar o processo de desintoxicação do fígado, dificultando a secreção de toxinas que podem avariar as capacidades de concentração dos trabalhadores.
Procure também comer alimentos integrais, ricos em vitaminas de complexo B, que fazem bem à memória, e, controle o stress ao comer pêra-abacate ou sementes de girassol. E, se é adepto da sardinha, fique a saber que esta é rica em ómega 3 que atua na membrana cerebral ao impedir a oxidação das células nervosas.
No local de trabalho, torne-se seu amigo e facilite a sua vida. Pode começar por chegar mais cedo, beneficiando de menos barulho e movimento à sua volta. Faça listas com tarefas que tem por fazer e estabeleça um limite das horas de trabalho, de forma a tornar-se mais eficiente. E, finalmente, organize o seu espaço de trabalho, deixando à vista apenas o que realmente precisa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com