[weglot_switcher]

Dicas para ser mais eficiente no consumo de energia

Comecemos pela casa. Sabia que pode melhorar o conforto térmico da sua casa?
14 Fevereiro 2023, 07h45

Tornar-se um consumidor consciente e saber gerir os consumos de energia é uma jornada. A DECO vai ajudá-lo a ser mais eficiente no consumo de energia

Comecemos pela casa. Sabia que pode melhorar o conforto térmico da sua casa?

 

MELHORAR O ISOLAMENTO

Comece por descobrir algumas pistas que indicam se há infiltrações de ar na sua casa: Sente correntes de ar, algumas divisões da casa estão especialmente quentes ou frias, há sinais visíveis de bolor ou condensação e até de degradação do material do edifício devido à condensação? Se sim, mãos à obra!

Hoje queremos apresentar soluções de bricolage. Reparações que poderá fazer com a informação certa e alguma paciência.

Necessita ter ao seu dispor materiais específicos para reparar essas infiltrações: fita de calafetagem, vedantes e juntas de espuma. Pode comprá-los em qualquer loja de construção ou bricolage.

FITA DE CALAFETAGEM

Se verificar que as janelas ou portas têm correntes de ar, poderá substituir as fitas de vedação gastas e/ou aplicar novos materiais, como fita de calafetagem, nos lados interiores da janela ou no caixilho da porta. Depois disso, faça o teste com uma folha de papel para avaliar se a reparação correu bem ou se precisa de aplicar algum material adicional.

VEDANTE

Pode também ter descoberto pequenos espaços entre os materiais de construção, por exemplo, entre as paredes (exteriores) e os caixilhos das janelas ou portas, as tábuas de base e afins. Nesse caso, pode aplicar dois tipos de vedantes nas fendas:

Um vedante de silicone;

Uma espuma de pulverização.

JUNTAS DE ESPUMA

Se descobrir correntes de ar provenientes de tomadas elétricas, pode retirar a chapa de cobertura e verificar o que está por detrás dela. Caso existam aberturas, experimente aplicar uma junta de espuma para vedar a fuga.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.