[weglot_switcher]

Dieselgate: Deco exige a Ursula von der Leyen que pressione a Volkswagen para indemnizar consumidores lesados

Quatro anos após o escândalo das emissões poluentes, a Deco exige que a nova presidente da Comissão Europeia entre em campo para obrigar a marca alemã a pagar compensações aos seus consumidores.
18 Setembro 2019, 08h12

A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) exige indemnizações para os consumidores portugueses lesados no âmbito do escândalo das emissões poluentes do grupo Volkswagen, um caso que ficou conhecido por dieselgate.

A associação portuguesa juntou-se às suas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica para exigir à nova presidente da Comissão Europeia que tome medids para que os consumidores europeus sejam compensados pela marca alemã, tal como aconteceu nos Estados Unidos.

“Durante anos, o grupo Volkswagen enganou os consumidores através da manipulação fraudulenta de emissões. Após o escândalo, os consumidores americanos puderam contar com indemnizações. Mas para os consumidores europeus, nada”, pode-se ler no comunicado divulgado pela Deco.

“Por isso, a defesa do consumidor portuguesa entre várias congéneres europeias, avançaram com uma ação coletiva contra o grupo VW, com o objetivo de obter a devida compensação para todos os consumidores prejudicados pelas práticas deste grupo automóvel”, segundo a Deco.

Recorde-se que em 2016 estas quatro associações avançaram com diferentes ações em tribunal nos seus respetivos países. Em Portugal, o processo deu entrada em tribunal em novembro de 2016, para exigir compensações à empresa para os consumidores lesados, mas ainda não houve avanços no processo, segundo a Deco.

Na carta aberta a Ursula von der Leyen, os “consumidores exigem que esta retome o caso e pressione o grupo Volkswagen a compensar todos os consumidores europeus lesados. A Europa precisa de indústrias fortes, mas que assumam as suas responsabilidades”.

“Os consumidores não esquecem e vão continuar a lutar pelos seus direitos. A defesa dos consumidores afetados pela fraude da Volkswagen só vai terminar quando estes forem compensados”, defende a associação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.