A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) exige indemnizações para os consumidores portugueses lesados no âmbito do escândalo das emissões poluentes do grupo Volkswagen, um caso que ficou conhecido por dieselgate.
A associação portuguesa juntou-se às suas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica para exigir à nova presidente da Comissão Europeia que tome medids para que os consumidores europeus sejam compensados pela marca alemã, tal como aconteceu nos Estados Unidos.
“Durante anos, o grupo Volkswagen enganou os consumidores através da manipulação fraudulenta de emissões. Após o escândalo, os consumidores americanos puderam contar com indemnizações. Mas para os consumidores europeus, nada”, pode-se ler no comunicado divulgado pela Deco.
“Por isso, a defesa do consumidor portuguesa entre várias congéneres europeias, avançaram com uma ação coletiva contra o grupo VW, com o objetivo de obter a devida compensação para todos os consumidores prejudicados pelas práticas deste grupo automóvel”, segundo a Deco.
Recorde-se que em 2016 estas quatro associações avançaram com diferentes ações em tribunal nos seus respetivos países. Em Portugal, o processo deu entrada em tribunal em novembro de 2016, para exigir compensações à empresa para os consumidores lesados, mas ainda não houve avanços no processo, segundo a Deco.
Na carta aberta a Ursula von der Leyen, os “consumidores exigem que esta retome o caso e pressione o grupo Volkswagen a compensar todos os consumidores europeus lesados. A Europa precisa de indústrias fortes, mas que assumam as suas responsabilidades”.
“Os consumidores não esquecem e vão continuar a lutar pelos seus direitos. A defesa dos consumidores afetados pela fraude da Volkswagen só vai terminar quando estes forem compensados”, defende a associação.
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