A Efacec foi escolhida para fornecer tecnologia para a Rede de Transporte de Eletricidade francesa (RTE), numa nova encomenda que vai contribuir para a digitalização da rede em França.
A RTE é o operador da rede francesa de transporte de eletricidade, que gere os fluxos de eletricidade e o equilíbrio entre a produção e o consumo em tempo real.
A Efacec anunciou que vai fornecer dispositivos adicionais para três novos sistemas de automação e proteção, a instalar em subestações digitais durante o ano de 2024, bem como para as plataformas de testes laboratoriais e de formação do pessoal técnico e de engenharia da RTE.
“A encomenda surge na sequência da qualificação bem-sucedida da fase piloto do projeto R#SPACE – “RTE’s Smart Protection Automation and Control Ecosystem”, que culminará com a entrada em funcionamento da primeira subestação digital inteligente em Ploeren, França, nas próximas semanas”, lê-se na nota.
A RTE mantém e desenvolve a rede de alta e muito alta tensão (de 63.000 a 400.000 volts), que compreende cerca de 100.000 quilómetros de linhas aéreas, 7.000 quilómetros de linhas subterrâneas, 2.900 subestações em funcionamento e 51 linhas transfronteiriças. A rede francesa, a mais extensa da Europa, está interligada com 33 países.
“O projeto-piloto R#SPACE reforça a nossa posição em França, onde assinámos, nos últimos dois anos, mais de 100 milhões de euros em contratos, nomeadamente na área dos transformadores, com os vários operadores de rede do mercado francês”, afirma na nota Rui Dias Jorge, Gestor de Produto da área de Automação e Controlo de Proteção (PAC) da Efacec.
A Efacec explica que “a subestação digital inteligente de Ploeren marca uma mudança de paradigma, tornando a operação do sistema elétrico francês mais eficiente, resiliente e segura, utilizando uma solução com muito menor impacto ambiental e reduzindo assim substancialmente a pegada de carbono”.
“Os produtos de automação e controlo da Efacec – TPU L500, MCU 500 e Automation Studio – foram formalmente aprovados pela RTE no âmbito do projeto R#SPACE, que constituirá a base do futuro sistema de proteção e controlo da rede elétrica”, refere o comunicado que explica ainda que “estes produtos destacam-se tanto pela sua complexidade tecnológica como pela sua capacidade de responder aos requisitos funcionais e de integração definidos pelo cliente”.
“Foram concebidos de raiz para serem um elemento estruturante da subestação digital inteligente e são pilares do portfólio Efacec, em linha com a mais avançada tecnologia de proteção e automação de subestações de transporte de energia elétrica”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com