O director de reumatologia do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), Mário Rodrigues, acusou Rafael Macedo, coordenador da unidade de medicina nuclear, de ter realizado exames sem qualquer pedido ou indicação pelo médico assistente, durante a comissão de inquérito que decorre na Assembleia Regional.
“O exame foi feito a um doente sem qualquer indicação ou pedido pelo médico assistente. o doente queixou-se porque chegou ao pé do médico e disse que fez uma densidade mineral óssea, à densitometria, e depois fizeram-se mais uma data de exames. O doente ficou perplexo”, explicou Mário Rodrigues.
Durante a comissão de inquérito disse ainda que este comportamento levou a que levasse uma advertência da direcção clínica que faria um processo disciplinar se o voltasse a repetir.
O director de reumatologia disse ainda que injectar tecnécio 99 “não é propriamente mais inócuo” do que água. “É mais inócuo do que a água pesada das centrais nucleares”, reforçou.
“Substitui-se ao médico da especialidade”, confirmou Mário Rodrigues, em resposta a Eduardo Jesus, deputado do PSD.
Mário Rodrigues disse ainda que temos na Madeira “um super-especialista” que se arroga o direito de “saber mais” do que especialistas de outras áreas.
“Incomoda-me bastante como médico. Seria para rir se não fosse grave. Isto era lamentável”, afirmou.
“Rafael Macedo de reumatologia não sabe nada”, disse Mário Rodrigues.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com