[weglot_switcher]

Direita tradicional pode estar a preparar fim da ‘era’ Bolsonaro

Os candidatos apoiados pelo presidente estão com a vida difícil na segunda volta das municipais. Mas os candidatos do PT também. O Brasil parece estar a mudar.
28 Novembro 2020, 14h00

A segunda volta das eleições municipais brasileiras decorrem apenas no próximo domingo, 29 de novembro, mas os resultados da primeira volta (a 15 deste mês) permitem inferir, segundo a maioria dos analistas, que a ‘era’ Bolsonaro está prestes a chegar ao fim – ou mais propriamente que chegará ao fim em 2022, ano de eleições presidenciais. É que a maioria dos candidatos ‘colados’ ao presidente não conseguiu ir além de resultados dececionantes, que provavelmente implicam pesadas derrotas no próximo domingo – nomeadamente nas principais cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Dois fatores parecem contribuir para o afastamento entre o presidente e os eleitores. Desde logo, como chama a atenção o embaixador e comentador político Francisco Seixas da Costa em declarações ao JE, “parece haver um afastamento de uma parte do exército em relação a Bolsonaro”, que ficará a dever-se ao facto de este ter optado por expor politicamente em demasia alguns militares e deles se ter desenvencilhado, ao sabor das crises de gabinete em que o presidente se envolveu a partir do primeiro ano da sua prestação.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.