Direitos da EDP disparam 12,65% em corrida final, mas desceram 8,3% em oito sessões

No total foram 55.778 transações, num valor total de 46,94 milhões de euros com 502,13 milhões de direitos a trocarem de mãos.

A última sessão de negociação dos direitos à subscrição do aumento de capital da EDP-Energias de Portugal foi uma corrida final para os queriam ter mais ou algum acesso à oportunidade de aproveitar o desconto na operação, levando a um disparo de 12,65% no preço de cada direito para 0,0971 euros.

No cômputo geral das oito sessões de negociação na Euronext Lisbon, no entanto, a evolução do preço foi negativa, descendo 8,31% da abertura de 0,1059 euros no dia 23 de julho até ao fecho desta segunda-feira.

A teoria é que os preços dos direitos em aumentos de capital seguem as cotações das ações principais. Neste caso, a tendência foi a mesma, mas mais não linear, pois as ações da EDP recuaram no mesmo período, mas apenas 4,354%, ligeiramente acima de metade da desvalorização dos direitos.

No total foram 55.778 transações, num valor total de 46,94 milhões de euros com 502,13 milhões de direitos a trocarem de mãos.

A EDP anunciou a 15 de julho a compra da elétrica espanhola Viesgo, avaliada em 2,7 mil milhões de euros, incluindo 1,1 mil milhões de dívida. No mesmo dia, a empresa portuguesa apresentou uma operação de aumento de capital de 1,02 mil milhões de euros, através da venda de 309,14 milhões de ações, para ajudar a financiar a operação sem se endividar mais.

A cada ação da EDP, detida até ao dia 20 de julho de 2020 inclusive, corresponde um direito de subscrição ao aumento. A partir de dia 23 de julho e até às 15h00 do dia 6 de agosto de 2020, os acionistas podem exercer os direitos que detêm, através de ordens de subscrição que podem ser revogadas ou alteradas até ao dia 5 de agosto, inclusive.

A outra fase que começa também no dia 23 de julho foi a negociação desses direitos de subscrição.  Os acionistas da EDP que não quiseram subscrever novas ações, total ou parcialmente, podiam vender os direitos de subscrição na Euronext Lisbon até à final de sessão de hoje, podendo também fazê-lo fora do mercado regulamentado. Desta forma, outros investidores (não acionistas), podem participar na operação.

A EDP explicou que “todos os investidores que participem na oferta poderão efetuar um pedido de subscrição adicional para o rateio das ações eventualmente sobrantes”, adiantando que “a atribuição destas ações será efetuada na proporção das respetivas subscrições, com arredondamento por defeito

Ler mais

Relacionadas

Moody’s diz que a compra da Viesgo é “moderadamente positiva” para a EDP

A agência também aponta que o negócio tem um “impacto neutro no perfil financeiro da EDP dado o financiamento parcial através” do aumento de capital. A Mooyd’s mantém inalterado o rating da elétrica com perspetiva estável.

Guia para “ir” ao aumento de capital da EDP. Subscrições e negociação dos direitos arrancam hoje

Começa hoje, e decorre até 6 de agosto, o período de subscrição do aumento de capital de 1,02 mil milhões de euros da EDP. Acionistas têm preferência, mas podem vender os direitos a outros interessados (até dia 3 de agosto). Veja aqui como funciona o processo.

China Three Gorges tem de investir 219 milhões para manter posição no capital da EDP. BCP tem de pagar 21 milhões

Os investidores da EDP vão ter de ir a jogo no aumento de capital no valor de mil milhões, ou ficam com a sua posição de capital diluída. Acionista chinês é quem vai ter de gastar mais dinheiro, seguido dos espanhóis da Oppidum Capital e dos norte-americanos da Blackrock.
Recomendadas

Carris prolonga horários dos autocarros por causa da derrocada na Praça de Espanha

O serviço noturno do autocarro “746”, que percorre a zona do Marquês de Pombal até Sete Rios, foi prolongado até à 1h00, depois do desabamento nas obras que provocou ferimentos ligeiros em quatro pessoas.

Tecnoplano vai fiscalizar obra de expansão do Metro de Lisboa

Às empreitadas já adjudicadas acrescerá a fiscalização dos subsequentes contratos por adjudicar de acabamentos e equipamentos das estações túneis, poços de ventilação e viadutos, asseguram os responsáveis da empresa.

Empregos no motor de pesquisa e mais programadores. Como é o acordo entre o Governo e a Google

O memorando de entendimento assinado esta terça-feira prevê ainda a expansão do Atelier Digital, na qual os portugueses são formados sobre websites ou estratégias de negócio online, e uma ferramenta para ajudar as empresas a implementar inteligência artificial.
Comentários