[weglot_switcher]

Discotecas e bares reabrem a 1 de outubro

É necessário certificado digital para entrar nos espaços de diversão noturna, determinou esta quinta-feira o Governo.
23 Setembro 2021, 15h57

É oficial: as discotecas e bares reabrem no próximo dia 1 de outubro, revelou esta quinta-feira o Governo, na voz do primeiro-ministro, António Costa. No entanto, para entrar nestes espaços de diversão noturna será necessário apresentar um certificado digital, como comprativo de vacinação contra a Covid-19.

“Chegamos, por isso, a uma fase onde, desaparecendo a generalidade das limitações impostas pela lei, entramos essencialmente numa fase de responsabilidade individual de cada uma e de cada um de nós. Não podemos esquecer que a pandemia não acabou e que podendo considerá-la controlada a partir do momento em que tenhamos 85% da população vacinada o risco permanece”, alertou o líder do Executivo, no briefing da reunião do Conselho de Ministros.

Portugal conta com um total de 1.064,876 casos confirmados de Covid-19, mais 885 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira, 23 de setembro. O número de vítimas mortais do novo coronavírus subiu para os 17.938 verificando-se mais cinco vítimas mortais nas últimas 24 horas. Portugal atingiu 83% da população totalmente vacinada no dia 21 de setembro, num total de quase 8,5 milhões de pessoas.

O coordenador da task force para o plano de vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, considera que vai haver “proteção de grupo e eventualmente imunidade de grupo quando atingirmos os 85% ou 86% de vacinação completa”. O grupo que está responsável pela gestão deste processo vacinal espera atingir a meta de 85% da população inoculada até ao final deste mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.