A Disney nomeou Josh D’Amaro, o responsável pelo negócio de parques de diversões, como novo diretor executivo.
D’Amaro, que há 28 anos trabalha na empresa, vai substituir o atual líder Bob Iger. Prevê-se que assuma o novo cargo a 18 de março.
De acordo com a “BBC”, a escolha da Disney recaiu pelo responsável do negócio da empresa norte-americana que tem gerado os lucros mais consistentes nos últimos anos: os parques de diversões.
A decisão põe fim ao enigma da sucessão do gigante do entretenimento, que Iger liderou durante cerca de duas décadas, exceto por um breve intervalo que terminou em 2022, quando o conselho de administração afastou o seu sucessor e pediu a Bob Iger que regressasse.
Bob Iger liderou a Disney durante cerca de duas décadas e reestruturou a empresa, com o objetivo de travar as despesas crescentes no negócio de streaming e cinema, recuperar o ímpeto da ESPN focada no desporto e expandir os seus parques e linhas de cruzeiros. De acordo com a “BBC”, no anúncio do seu sucessor, Iger afirmou estar orgulhoso por se afastar num momento em que o futuro da Disney nunca foi tão promissor”.
D’Amaro ingressou na empresa em 1998 na Disneyland Resort, antes de ascender ao seu cargo atual como presidente da divisão Disney Experiences, que conta com 185 mil trabalhadores e gerou 36 mil milhões de dólares em receitas no ano passado. Nesta função, o executivo de 54 anos esteve a supervisionar 12 parques temáticos e 54 resorts em todo o mundo.
Numa entrevista à CNBC, o presidente do conselho de administração da Disney, James Gorman, afirmou que D’Amaro traz não apenas competências financeiras, mas também “grande sensibilidade criativa”, relata a BBC.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com