Diversificação é a chave para melhoria do ‘rating’ da dívida da Região

O peso da dívida e a fraco desempenho orçamental são entraves para a saída do ‘lixo’. Crescimento contínuo e mais diversificado ajudariam, dizem analistas.

Em abril, a Madeira esteve sob os holofotes das duas agências de notação que cobrem a dívida da região. Entre alguns elogios e críticas, a única alteração prática foi a melhoria da perspetiva pela canadiana DBRS de um ‘rating’ que manteve em ‘BB’. A Moody’s deixou inalterada em ‘Baa3’ e com perspetiva estável.

Se, por um lado, a melhoria no outlook efetuada pela DBRS poderá servir de otimismo em relação ao caminho da saída da zona de ‘lixo’, por outro os reparos das duas agências sinalizam que esse percurso ainda é longo, segundo os analistas contatados pelo Económico Madeira.

As duas agências salientaram que o rating da Região Autónoma pode subir caso a melhoria nos indicadores económicos e a diversificação continuem. No entanto, emitiram alertas relativamente ao excesso de endividamento e à fraca performance fiscal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de maio.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”53″ slug=”rating-de-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/thumbnail?version=1554734174772&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.sapo.pt” mce-placeholder=”1″]

Recomendadas

Sabe o que é um crime ciberdependente?

Fique a conhecer o é que considerado burla no comércio eletrónico. Os crimes ciberdependentes são qualquer crime que só pode ser cometido através de computadores, redes de computadores ou outras formas de tecnologia de comunicação da informação e são normalmente direcionados a computadores, redes ou outros recursos de TIC, pelo que, sem a Internet os […]

Assembleia da Madeira dá parecer favorável a renovação do Estado de Emergência

O PSD, PS e CDS-PP votaram a favor e o PCP votou contra a renovação do Estado de Emergência. A Assembleia Legislativa da República discute e vota esta quarta-feira mais uma renovação do Estado de Emergência.

Turismo da Madeira apresentou quebra de 90% em fevereiro

Os proveitos totais do turismo da Madeira atingiram os dois milhões de euros, em fevereiro, menos 92% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Comentários