A dívida pública portuguesa cresceu mil milhões de euros em março, chegando a 278,3 mil milhões de euros e marcando o quarto mês consecutivo de subidas do indicador. Em percentagem do PIB, a dívida pública subiu para 96,3%.
Os dados do Banco de Portugal (BdP) apontam para uma subida de mil milhões de euros em março à boleia de aumentos de 700 milhões de euros nos certificados de aforro, de 200 milhões nos títulos de dívida e mais 100 milhões de euros em empréstimos.
Deduzida de depósitos, a dívida caiu 200 milhões de euros para 259,5 mil milhões de euros, dado que este indicador cresceu a um ritmo mais acelerado do que a dívida. Comparando com fevereiro, os ativos em depósitos das administrações públicas cresceram 1,3 mil milhões de euros, superando os mil milhões acrescentados ao stock de dívida.
Comparando com o PIB, o indicador da dívida pública também subiu, refletindo, por um lado, o crescimento do montante total em dívida, mas, por outro, a redução do PIB em cadeia, resultando num rácio mais alto.
Recorde-se que os dados do BdP foram divulgados no mesmo dia em que se ficou a saber que o PIB português terá recuado 0,5% no primeiro trimestre, isto em comparação com o último trimestre de 2024, quando a atividade acelerou de forma considerável e até acima das expectativas. Economistas e analistas haviam já alertado para a significativa quebra da economia nacional no arranque deste ano, mas o resultado (ainda uma estimativa rápida do INE) ficou abaixo do projetado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com