[weglot_switcher]

Dívida pública volta a subir mil milhões de euros em junho

O rácio de dívida pública também voltou a crescer, dando seguimento ao registado nos meses anteriores e chegando a 101,5% no final do segundo trimestre.
1 Agosto 2024, 11h05

A dívida pública portuguesa voltou a crescer em junho, somando mais mil milhões de euros e fechando o segundo trimestre com um rácio de 101,5% do PIB.

Os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quinta-feira mostram nova subida do stock e do rácio da dívida pública nacional, dando continuidade ao verificado nos meses anteriores. A dívida pública cresceu mil milhões de euros até aos 278 mil milhões, fruto sobretudo de um acréscimo dos títulos de dívida no valor de 1,1 mil milhões de euros, principalmente de curto prazo, detalha o banco central.

Por outro lado, os ativos em depósitos das administrações públicas chegaram a 14,0 mil milhões de euros em junho, ou seja, registaram uma redução de 1,6 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior.

Já o rácio subiu um ponto percentual em relação à leitura anterior, no final do primeiro trimestre, quando havia ficado em 100,5%. Recorde-se que o ano anterior fechou com um rácio de dívida abaixo de 100% pela primeira vez desde 2009, embora tenha voltado a uma leitura acima desta fasquia logo no arranque de 2024.

[notícia atualizada às 11h13]

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.