Dois milhões de pensionistas com aumento extra já em agosto

O aumento será aplicado a quem recebe, no total de pensões, até 631,97 euros. Mas há que descontar a este extra a atualização de janeiro.

Os pensionistas que recebem até 631,98 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais) vão em agosto ter direito a um aumento extraordinário de 6 euros ou 10 euros. A medida abrange cerca de 2 milhões de pensionistas, segundo o Governo.

O limite em causa (os 631,98 euros) é referente ao rendimento total de pensões, uma vez que há pessoas que recebem mais do que uma pensão. O aumento de agosto abrange os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (regime convergente da função pública).

O aumento de seis euros será aplicado aos pensionistas que viram as suas pensões atualizadas entre 2011 e 2015. Por sua vez, os pensionistas que não tiveram aumentos nesse período terão direito a um aumento de dez euros. Porém, terão de descontar a este aumento de agosto a atualização de 0,5% que foi aplicada em janeiro.

No início do ano, a atualização de 0,5% (que tem em conta a inflação) abrangeu as pensões até 842,6 euros, chegando a cerca de 2,8 milhões de pensionistas.

Segundo a Segurança Social, as pensões são pagas a dia 10 de cada mês, nos casos em que o pagamento é feito por transferência bancária.

Relacionadas

Fisco penaliza pensionistas reformados por quatro cêntimos

Aumento de quatro cêntimos aos pensionistas reformados resultou em corte de benefício fiscal aos contribuintes familiares.

Novas regras abrem portas a quase 40 mil novas pensões

Alterações às reformas antecipadas poderão custar mais de 300 milhões de euros aos cofres da Segurança Social. Novas regras vão entrar em vigor de forma faseada, a começar pelas muito longas carreiras contributivas.
Recomendadas

China chama embaixador dos EUA após sanções impostas contra o Exército

Em causa estão a sanções impostas pelo Governo norte-americano ao Equipment Development Department (EDD), responsável pelas armas e equipamentos do exército chinês, e ao seu diretor, Li Shangfu, por ter comprado armamento à empresa Rosoboronexport, exportadora russa de armamento, que já havia sido sancionada por Washington.

Marcas ocidentais perdem terreno nas preferências dos consumidores chineses

Enquanto a Apple, IKEA, Nike ou BMW perdem popularidade, marcas chinesas como a Alipay, Huawei ou Taobao sobem no índice de preferência dos consumidores.

Preços da eletricidade e gás em Espanha e Portugal são dos mais caros da União Europeia

No segundo semestre de 2017, a Espanha foi o sexto país da União Europeia com eletricidade mais cara (Portugal foi o quinto), segundo dados compilados pelo Eurostat. No topo desta tabela destacam-se a Alemanha, a Dinamarca e a Bélgica.
Comentários