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Dona da FlixBus recebe financiamento de 500 milhões de euros

A startup alemã FlixMobility anunciou recentemente que fechou uma ronda série F liderada pela TCV e Permira, sem revelar o montante, mas fontes da “Reuters” adiantam que se trata da maior ronda de investimento na Alemanha para apoiar empresas tecnológicas em expansão.
29 Julho 2019, 11h15

A startup alemã FlixMobility, empresa-mãe da FlixBus, fechou este mês uma ronda de investimento série F liderada pelas sociedades de capital de risco TCV e Permira, para acelerar a expansão da sua rede de autocarros nos Estados Unidos, entrar em novos mercados na América do Sul e na Ásia e implementar o FlixTrain. Entre as metas da empresa está ainda o lançamento da marca de viagens partilhadas FlixCar, que acontecerá em 2020.

“A FlixCar é um passo lógico na extensão da nossa rede, de forma a que possamos possibilitar que cada vez mais pessoas experimentem o mundo. Em média, a taxa de ocupação dos carros é meramente 1.5. A partilha de viagens é um modo único de dividir custos de combustível e baixar o impacto climático”, refere Jochen Engert, CEO e Fundador da FlixMobility, em comunicado.

A operadora de transportes não revelou o montante arrecadado com esta operação, mas fontes da agência noticiosa “Reuters” adiantaram que foi de cerca de 500 milhões de euros, tornando-a na maior ronda de investimento na Alemanha para apoiar empresas tecnológicas em expansão. Após este investimento, John Doran, sócio da TCV, e Stefan Dziarski, sócio na Permira, juntaram-se ao conselho de administração da FlixMobility. A ronda contou ainda com a participação da HV Holtzbrinck Ventures, através de um coinvestimento articulado com o Banco Europeu de Investimento, e com os atuais acionistas: General Atlantic e Silver Lake.

Fundada em 2013, a FlixMobility disponibiliza viagens através das marcas FlixBus e FlixTrain. A startup ligada à mobilidade desenvolveu uma das maiores redes de transportes de autocarro de longa distância da Europa e, no ano passado, lançou os primeiros comboios verdes de longa distância em 2018. A startup é responsável pelo desenvolvimento tecnológico, planeamento de rede, controlo de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e expansão contínua de produtos. Já o serviço diário regular e a frota ‘verde’ da FlixBus são operados por parceiros, empresas de autocarros, geralmente PME locais, enquanto a FlixTrain opera em cooperação com companhias ferroviárias privadas.

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