A OpenAI conseguiu o impensável ao levantar 6,6 mil milhões de dólares na sua mais recente ronda de financiamento, superando a avaliação prevista de 100 mil milhões. Agora, a ‘mãe’ do ChatGPT vale 157 mil milhões de dólares e posiciona-se na liderança das empresas de Inteligência Artificial (IA).
“Levantámos 6,6 mil milhões em novos financiamentos com uma avaliação de 157 mil milhões de dólares para acelerar o progresso da nossa missão. Este novo financiamento vai permitir-nos duplicar a nossa liderança em investigação de IA, aumentar a capacidade de computação e continuar a construir ferramentas que ajudam as pessoas a resolver problemas difíceis”, lê-se no comunicado emitido pela empresa de Sam Altman.
Nesta missiva a empresa agradeceu aos investidores pela confiança nas capacidades, sem os nomear. No entanto, e tal como esperado, desta lista farão parte grandes tecnológicas como a Microsoft (que já investiu anteriormente na dona do ChatGPT) e a Nvidia.
A ronda de financiamento foi liderada pela Thrive Capital, que terá investido 1,25 mil milhões de dólares no futuro da OpenAI. Também o SoftBank terá participado neste investimento, sendo que não existe indicação da Apple ter participado, como se estimava.
Conta o “The Wall Street Journal” que a Microsoft investiu menos de mil milhões de dólares, num valor que coloca o seu investimento total na empresa em mais de 10 mil milhões. Já o SoftBank investiu 500 milhões, a Nvidia um total de 100 milhões, a Tiger Global Management 350 milhões e a Ark Investment Management aportou 250 milhões.
O objetivo deste financiamento foi abrir o capital da dona do ChatGPT, tornando-se numa empresa capaz de dar lucros, enquanto mantém outra parte sem fins lucrativos. Informações dão conta de que Sam Altman, o CEO e cofundador da plataforma, irá ter uma percentagem de capital próprio.
No mês passado, a OpenAI conseguiu gerar 300 milhões de dólares em receitas, significando um aumento de 1.700% desde o arranque do ano. A empresa já está a pensar no futuro e em como espera arrecadar 11,6 mil milhões de dólares em vendas em 2025, um aumento significativo face aos 3,7 mil milhões de dólares esperados até ao fim deste ano.
No entanto, tudo indica que a empresa não deve apresentar lucros muito cedo. Só este ano, é perspetivado que a OpenAI apresente um prejuízo na ordem dos cinco mil milhões de dólares. A empresa só pode esperar melhorias nas contas para o próximo ano se estiver mesmo interessada em abrir capital ao mercado.
Lembrar que, no início do ano, a OpenAI foi avaliada nuns generosos 80 mil milhões de dólares. Isto significa então que conseguiu um aumento de 96,25% da sua avaliação. Este valor é ainda maior se pensarmos que a dona do ChatGPT valia 29 mil milhões de dólares em 2023, observando-se um disparo da sua avaliação, num espaço de um ano, de 441,38%.
Segundo dados da empresa, o ChatGPT soma 250 milhões de utilizadores ativos todas as semanas, um valor de desce para os 11 milhões de utilizadores do ChatGPT Plus e um milhão de subscritores pagos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com