É mais um capítulo nas acusações de Donald Trump a Jerome Powell e desta vez o presidente dos Estados Unidos acusa o líder da Reserva Federal (Fed) de estar a “prejudicar gravemente” o mercado imobiliário deixando um apelo para um corte significativo das taxas de juro no país, conta a “Reuters”.
“Pode alguém, por favor, informar Jerome “Tarde Demais” Powell que está a prejudicar o setor imobiliário, de forma muito grave? As pessoas não conseguem obter uma hipoteca por causa dele. Não há inflação e todos os sinais apontam para um grande corte nas taxas de juro”, escreveu Donald Trump na sua rede, Truth Social.
As críticas do presidente dos Estados Unidos surgem em vésperas de Jerome Powell discursar no simpósio anual de bancos centrais de Jackson Hole, na próxima sexta-feira, onde os investidores vão tentar perceber as suas perspetivas económicas e a probabilidade de uma redução iminente dos custos de empréstimos de curto prazo.
A inflação nos Estados Unidos subiu 0,2% em julho, com a taxa acumulada em 12 meses até julho em 2,7%, inalterada face a junho. O banco central dos EUA cortou a sua taxa de juro em meio ponto percentual em setembro de 2024, antes das eleições presidenciais, e reduziu-a em mais meio ponto percentual nos dois meses seguintes à vitória de Donald Trump, mantendo-se na faixa de 4,25% a 4,50% em 2025.
A próxima reunião de política monetária da Reserva Federal será realizada nos dias 16 e 17 de setembro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com