O presidente norte-americano surgiu este sábado em público, e pela primeira vez, com máscara de proteção contra a Covid-19 de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias dos EUA.
Donald Trump deslocou-se de helicóptero para o hospital militar Walter Reed, nos subúrbios de Washington, para se encontrar com funcionários do hospital e pacientes infetados por Covid-19. Quando deixou a Casa Branca, Trump afirmou aos repórteres que “quando estamos num hospital, e sobretudo nesta situação, creio que é expectável o uso de máscara”.
De acordo com os media norte-americanos, Donald Trump usou a máscara à entrada do hospital militar Walter Reed no início da visita mas não estaria a usar a proteção facial quando saiu do helicóptero
President Trump wears a mask during his visit to Walter Reed National Military Medical Center Saturday, marking the first time he’s done so in front of the cameras. pic.twitter.com/A7Zqa6KwiN
— Jennifer Franco (@jennfranconews) July 11, 2020
O presidente norte-americano tem sido apelidado pela imprensa dos EUA como alguém que acordou tarde para a utilização de máscara facial em público durante a pandemia, numa altura em que a Covid-19 já infetou 3,2 milhões de norte-americanos e vitimou 134 mil pessoas. Os republicanos norte-americanos, como o vice-presidente Mike Pence, têm vindo a recomendar o uso de máscaras.
No entanto, Trump tem-se recusado a usar a máscara nas conferências de imprensa, atualizações sobre a situação pandémica nos EUA, comícios e outros eventos públicos. Pessoas próximas do presidente têm referido que Trump teme o uso de máscara porque considera que essa proteção confere a imagem de alguém fraco e que pode colocar o foco na situação clínica em vez de dar destaque à recuperação da economia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com