Donald Trump foi considerado culpado nas 34 acusações de que era acusado, tornando-se o primeiro ex-presidente norte-americano a ser condenado por um crime. O tribunal de Nova Iorque considerou o ex-presidente culpado de falsificação de documentos para disfarçar pagamento para silenciar a atriz de filmes para adultos, Stormy Daniels.
O ex-presidente está presente na sala de audiências enquanto era considerado culpado de todos os crimes. Trump tinha-se declarado inocente de todas as acusações do caso que remonta a 2016, tendo o dinheiro servido para a atriz não falar sobre a falsificação dos registos comerciais.
Estima-se que Donald Trump imponha recurso da decisão. A sentença final será lida a 11 de julho, daqui a mais de um mês.
O júri precisou de mais de nove horas de deliberações, que tinham sido iniciadas na quarta-feira.
À saída do tribunal, Donald Trump sugeriu que o julgamento foi arranjado e uma fraude, tendo sido orquestrado pelo gabinete do seu oponente, Joe Biden. “As pessoas sabem o que se passou aqui. Não fizemos nada. Sou um homem muito inocente. Estou a lutar pelo nosso país, pela nossa Constituição. Isto foi feito pela administração Biden para prejudicar um adversário político. Vamos lutar até ao fim. Somos uma nação em declínio. O juiz nunca deveria ter julgado este caso”, apontou Trump aos jornalistas que acompanharam o julgamento.
Perante esta acusação, Trump pode enfrentar uma sentença de um máximo de quatro anos na prisão. No entanto, casos precedentes mostram que os culpados receberam sentenças mais curtas, liberdade condicional ou multas.
Ainda assim, e perante a possibilidade de vencer as eleições, uma vez que as sondagens mostram que Trump e Biden se encontram em pé de igualdade na batalha pela Sala Oval, a prisão não impede que Donald Trump continue a fazer campanha ou que assuma a presidência caso vença as eleições, de acordo com a “Reuters”.
Mas, indicam outras sondagens que, Trump perderá apoiantes perante a culpabilidade e a sentença, tanto do lado independentista quanto do republicano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com