[weglot_switcher]

Dono da Ikea investe mais quatro mil milhões de euros na transição para energias renováveis

O grupo tem adotado vários comportamentos para cumprir as metas propostas no Acordo de Paris, nomeadamente a utilização de energia renovável nas suas instalações e a adoção de um modelo de negócio circular realizado através da recolha de móveis antigos para que estes ganhem uma nova vida.
20 Abril 2021, 14h55

O grupo Ingka, que detém a retalhista Ikea, vai acelerar a transição para energias renováveis dentro da empresa e irá investir quatro mil milhões de euros adicionais face ao valor que tem investido ao longo dos anos. O grupo Ingka, do qual a Ikea Portugal faz parte, irá realizar o investimento esta quinta-feira, 22 de abril, no dia em que se comemora o Dia da Terra, como compromisso na transformação ambiental.

De acordo com comunicado do grupo Ingka, este investimento irá “apoiar a redução da pegada climática da empresa e permitirá uma transição mais ampla para a neutralidade carbónica da sociedade tendo em vista um mundo melhor, mais verde e mais justo para todos”.

Durante os últimos dez anos, o dono da Ikea já investiu 2,5 mil milhões de euros em energia renovável, tanto nas suas instalações mundiais como em parques eólicos e solares. Este investimento permitiu que a empresa gerasse mais energia renovável do que aquela que consome a nível global. “Ao entrarmos numa década crítica para a ação climática, esta aceleração feita pela Ingka Investments, com quatro mil milhões de euros adicionais assinala o próximo passo na direção de tornar a energia do grupo 100% renovável, em toda a sua cadeia de valor”, destaca a empresa em comunicado.

“Estamos na década mais importante da história da humanidade. As alterações climáticas já não são uma ameaça distante e todos devemos fazer a nossa parte para limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Se não agirmos, as consequências são muito graves e teremos riscos substanciais para os nossos negócios e para as pessoas. Sabemos que, com os investimentos certos, podemos fazer parte da solução e reduzir o impacto na casa que todos partilhamos – o nosso planeta – enquanto preparamos o nosso negócio para o futuro. Para nós, é um bom negócio ser um bom negócio”, aponta Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka.

Este compromisso destacado por parte do grupo Ingka faz parte do Acordo de Paris, que prevê limitar o aumento do aquecimento global em 1,5ºC, acima dos níveis pré-industriais. A Ikea tem adotado vários comportamentos para cumprir as metas propostas no Acordo de Paris, nomeadamente a utilização de energia renovável nas suas instalações e a adoção de um modelo de negócio circular realizado através da recolha de móveis antigos para que estes ganhem uma nova vida.

Os quatro mil milhões de euros adicionais vão concentrar-se no desenvolvimento de projetos eólicos e solares. De relembrar que a Ikea apostou recentemente na venda do sistema de energia solar SOLSTRÅLE. O grupo irá ainda considerar investimentos nas aéreas de armazenamento de energia, desenvolvimento de combustível de hidrogénio e infraestruturas de carregamento.

Recentemente, o grupo Ingka adquiriu uma participação de 49% em oito parques solares fotovoltaicos na Rússia, cuja capacidade de energia é igual a 160 megawatts e irá disponibilizar eletricidade suficiente para abastecer todas as 17 lojas IKEA na Rússia, além de parte dos centros comerciais localizados em todo o país.

Atualmente, o dono do Ikea possui e administra 547 turbinas eólicas, dez parques solares em 15 países e 935 mil painéis solares nos telhados das lojas e armazéns Ikea, o que permite elevar a energia renovável instalada total para mais de 1,7 GW.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.