[weglot_switcher]

Dose tripla da vacina da Moderna aumenta proteção contra variantes brasileira e sul-africana

As vacinas de reforço, administradas a voluntários previamente inoculados com o regime de vacina de duas doses da Moderna, também aumentaram os anticorpos contra a Covid-19.
  • REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
6 Maio 2021, 13h42

A Moderna revelou que os primeiros dados de testes realizados em humanos demostram que uma terceira dose da sua vacina contra a Covid-19 aumenta a imunidade contra as variantes detetadas no Brasil e na África do Sul, segundo “Reuters”.

As vacinas de reforço, administradas a voluntários previamente inoculados com o regime de vacina de duas doses da Moderna, também aumentaram os anticorpos contra a Covid-19, referiu a Moderna.

“Sentimo-nos entusiasmados com estes novos dados, que reforçam a nossa confiança de que a estratégia de reforço deve proteger contra as novas variantes da Covid-19”, disse Stephane Bancel, diretor executivo da Moderna, em comunicado.

Os primeiros dados são resultado de um teste realizado a 40 pessoas que testaram a vacina da Moderna e uma versão alternativa desenvolvida para proteger contra a variante sul-africana do vírus SARS-CoV-2 chamada mRNA-1273.351. A Moderna também está a preparar uma vacina que combine a versão alternativa com a que já existia.

Os resultados mostram que enquanto as doses tripla de qualquer uma das versões da vacina aumentaram os anticorpos contra todas as variantes da Covid-19 testadas no estudo, o novo reforço teve uma resposta maior contra a variante sul-africana do que a vacina original.

As novas variantes da Covid-19 descobertas pela primeira vez na África do Sul e no Brasil são consideradas mais resistentes às vacinas existentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.