A Dourogás anunciou ter chegado a acordo com a Fusion Fuel para a compra da produção de hidrogénio verde desta segunda, ou seja, 40 toneladas anuais. A Floene, antiga Galp Gás Natural Distribuição, ficará encarregue de construir a infraestrutura para operacionalizar este fornecimento.
Segundo informam as empresas em comunicado desta segunda-feira, esta é a primeira oportunidade para a Fusion Fuel entrar no mercado de gás natural português, onde espera poder misturar hidrogénio verde numa rede dominada pelo gás natural, ajudando assim a promover os objetivos de descarbonização do Governo.
O projeto deverá ter em Évora o seu centro de operações, numa fábrica que deverá estar concluída este ano e representar 40 toneladas deste gás para o mercado nacional. A Dourogás poderá utilizar hidrogénio verde nos segmentos doméstico, industrial e rodoviário, acrescenta o comunicado.
Pedro Caçorino Dias, líder da Fusion Fuel Portugal, fala num “marco crítico para o desenvolvimento da economia do hidrogénio verde em Portugal”, ao permitir o avanço da agenda climática para as próximas décadas, que envolve a transição para um modelo neutro em emissões de gases com efeito estufa.
“Com a sua extensa rede de serviços e ênfase na sustentabilidade e inovação na energia, a Dourogás é o parceiro ideal nesta aventura. Esperamos continuar a cultivar a nossa parceria com a Dourogás e explorar mais oportunidades de colaboração, sobretudo na área da mobilidade a hidrogénio”, perspetivou.
Já o diretor executivo da Dourogás, Nuno Moreira, sublinha a importância do acordo para a missão de “fornecer energia limpa” ao mercado nacional pela empresa líder no segmento do gás natural para veículos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com