[weglot_switcher]

Dove pede desculpa por anúncio considerado racista

A Dove admitiu ter errado ao publicar um anúncio em que uma mulher negra se transforma numa branca depois de usar a loção da marca. As reações nas redes sociais não demoraram, com utilizadores a relembrar uma campanha semelhante de há seis anos.
‘@NayTheMua
9 Outubro 2017, 10h42

Foi publicado – e depois apagado – no Facebook um anúncio da Dove que consiste numa mulher de raça negra que remove a sua camisola, transformando-se numa mulher branca, supostamente após utilizar a loção corporal da marca. O anúncio valeu uma chuva de críticas nas redes sociais, com os utilizadores a considerarem o anúncio racista, o que levou a que a marca viesse a público retratar-se, conforme adianta o The Guardian.

Através da rede social Twitter, a Dove disse que “uma imagem que publicámos recentemente no Facebook falhou nos seus intentos de representar as mulheres de cor de forma atenciosa. Lamentamos profundamente a ofensa que esta imagem causou”.

Num outro comunicado, a que o The Guardian teve acesso, a Dove, que é detida pela Unilever, acrescentou: “Como parte de uma campanha para o gel de banho da Dove, foi publicado um clip de três segundos na nossa página de Facebook dos EUA. Este post não representa a diversidade da beleza real, que é algo em que a Dove acredita profundamente em que está na base das nossas crenças, e não deveria ter sido publicado. Retirámos o post e não publicámos mais nenhum material relacionado. Pedimos sentidas desculpas a todos os que se sentiram ofendidos”.

Mas o mal já estava feito e os cerca de 3000 comentários que se seguiram ao tweet original são quase todos negativos, com vários utilizadores a pedirem até um boicote aos produtos da marca. Outros ainda lembraram uma campanha de 2011 de teor semelhante, em que uma mulher negra se transforma numa branca depois de usar o gel de banho da Dove. Na altura, a Dove afirmou que “as três mulheres pretendem demonstrar os benefícios do ‘depois’. Não aceitamos qualquer atividade ou imagem que intencionalmente insulte qualquer público”.

https://twitter.com/keithboykin/status/917048777864867840

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.