Dow Jones fecha a subir impulsionado pelo pacote de estímulos orçamentais de Biden

O industrial Dow subiu 0,97% para 31.802,44 pontos, liderado por ações de empresas que podem beneficiar da recuperação impulsionada pelo pacote orçamental. Já o S&P 500 recuou 0,54% para 3.821,35 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq caiu 2,41% para 12.609,16 pontos. 

Joshua Roberts/Reuters

Wall Street fechou a primeira sessão da semana misto, com o Dow Jones a ganhar com o aproximar da votação final pelo Congresso nesta semana do pacote de estímulos orçamentais de Joe Biden no valor de 1,9 biliões de dólares.

O industrial Dow subiu 0,97% para 31.802,44 pontos, liderado por ações de empresas que podem beneficiar da recuperação impulsionada pelo pacote orçamental. Já o S&P 500 recuou 0,54% para 3.821,35 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq caiu 2,41% para 12.609,16 pontos.

Depois da aprovação do Senado no sábado, Joe Biden indicou esperar uma rápida aprovação do pacote de apoio à economia pela Câmara dos Representantes. As perspectivas de recuperação têm levado a preocupações dos investidores com um aumento da inflação e a uma subida dos títulos do Tesouro norte-americanos a 10 anos.

A Secretária de Estado do Tesouro, Janet Yellen, procurou esta segunda-feira acalmar esta segunda-feira as preocupações. “Não creio que isso se vá verificar”, sublinhou, em entrevista à MSNBC, a antiga presidente da Reserva Federal e a mulher apontada por Joe Biden para liderar o Tesouro norte-americano. Esta garantiu ainda que, caso se verifique uma pressão inflacionária, “existem ferramentas para lidar com isso”.

Por outro lado, Yellen defendeu que a inflação na maior economia do mundo antes da chegada da Covid-19 era demasiado baixa, pelo que existe mais margem para um aumento de preços do que é geralmente considerado. Antecipou ainda um retorno ao pleno emprego no próximo ano, processo para o qual, argumenta, será chave o plano de recuperação agora aprovado, que confere aos americanos “o alívio que tanto necessitam”.

No mercado petrolífero, o Brent recua 1,9% para 68,03 dólares e o petróleo WTI cai 2,04% para 64,73 dólares.

EUA: Secretária do Tesouro afasta preocupações com subida de inflação motivada por pacote de apoios

Ler mais

Recomendadas

Mercados esperam que Banco Central Europeu mantenha política monetária

Os analistas da UniCredit acreditam que a incerteza em relação à política alemã pode tornar-se um aspeto mais importante para a dívida soberana da zona euro nas próximas semanas.

Wall Street regressa aos ganhos após dois dias em baixa

Por outro lado, a Netflix prosseguiu as quedas consequentes da apresentação de resultados, dececionantes para os analistas. As ações da plataforma de ‘streaming’ afundaram 7,,42% para 508,77 dólares, pois teve o seu pior trimestre em oito anos.

Acionistas dos CTT aprovam pagamento de dividendo bruto de 0,085 euros

Também foi aprovada a aplicação dos resultados relativos ao exercício de 2020 nos termos propostos pelo Conselho de Administração, incluindo o pagamento de um dividendo bruto de 0,085 euros por ação.
Comentários