[weglot_switcher]

Duas décadas de trabalho e um vinho icónico

A empresa de consultoria enológica celebra duas décadas de existência em 2021. Neste mesmo ano, a Duplo PR lança ainda uma nova referência, o ITER 10 Years Celebration Tinto 2017, para assinalar os dez anos desde a primeira vindima deste vinho de assinatura de Filipa Pizarro.
  • ©LinoSilva
14 Outubro 2021, 11h48

Sempre de olhos postos no futuro, a Duplo PR, que conta atualmente com uma equipa composta por quatro profissionais – António Rosas, Flávia Batista, Raquel Veiga e Filipa Pizarro -, dedica-se ao acompanhamento técnico dos clientes, que vai desde a definição das datas de vindima até ao engarrafamento do vinho. A empresa, que nasceu pela identificação de uma carência de apoio profissional na consultoria em enologia, fornece diversos serviços, como a conceção e renovação de adegas, a internacionalização dos produtos ou a criação de marcas e seus valores. A sua maior motivação é ajudar a concretizar o sonho de pequenos produtores, de fazerem o seu vinho próprio, pelo que as atividades da empresa se destinam a apoiar pequenas empresas e negócios familiares de vinhos de quinta sem equipas fixas de enologia.

A par da consultoria, a Duplo PR também produz os seus próprios vinhos de autor. Sem vinha própria, a empresa utiliza uvas de diferentes origens da região do Douro – e no futuro também de outras regiões do país – para produzir os seus vinhos. Este passo foi dado em 2005, com o intuito de enriquecer o portfolio da empresa, e aplicar o trabalho que já desenvolvia com os seus clientes. A equipa testou novos terroirs e processos vínicos e, em 2007, apresentou o seu primeiro vinho, o 2PR Grande Reserva Tinto 2005. Dois anos depois, em 2009, a empresa lançou uma nova marca, com a chegada ao mercado do Iter (Iter tinto 2007), um vinho de autoria de Filipa Pizarro, diretora técnica e sócia da Duplo PR desde 2012, e que simboliza o seu percurso profissional em terras do Douro – “iter” significa “jornada”, em latim. Neste mesmo ano, foi também lançado o Iter Branco 2008. O ano de 2021 é marcado também pelo lançamento de uma colheita que assinala os 10 anos do projeto pessoal de Filipa Pizarro, o ITER 10 Years Celebration Tinto 2017 (€74).

Atualmente, a Duplo PR trabalha com diversos produtores de vinhos de Quinta, na Região Demarcada no Douro, na produção de meio milhão de garrafas por ano com origem em 150 hectares de vinha. Paralelamente, a empresa conta com duas marcas com selo Duplo PR, a 2PR e a ITER, ambas com edições muito limitadas (produção entre 15 mil a 25 mil garrafas). À venda em garrafeiras e lojas especializadas de norte a sul de Portugal Continental e em alguns mercados internacionais, os vinhos da Duplo PR refletem não só o trabalho de consultoria desenvolvido ao longos dos últimos 20 anos, mas uma paixão, e uma vida dedicada à vinha e ao mundo do vinho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.