[weglot_switcher]

Duo ibérico em foco: só Espanha teve recessão mais severa do que Portugal

Entre os 10 países que já revelaram dados, apenas Espanha ultrapassou a dimensão do tombo do PIB português entre abril e junho, ao recuar 18,5%, enquanto Portugal caiu 14,1% face ao último trimestre. Contração está acima da média da zona euro e da União Europeia.
31 Julho 2020, 10h46

Portugal teve o segundo maior recuo no crescimento da economia na zona euro, na comparação em cadeia, entre abril e junho, fixando-se acima das médias da zona euro e da União Europeia. Entre os 10 países que já revelaram dados, apenas Espanha ultrapassou a dimensão do tombo do PIB português no segundo trimestre, ao recuar 18,5%, enquanto Portugal caiu 14,1%.

Em França, a queda atingiu os 13,8% face ao trimestre anterior, tendo a Alemanha afundado 10,1%. A Lituânia foi o país com a menor queda (-5,1%).

Na média da zona euro, a economia terá encolhido 12,1%, enquanto a média de todos os Estados-membros aponta para um decréscimo de 11,9%.

Na comparação homóloga, Portugal aparece ligeiramente melhor na tabela. A pandemia provocou uma recessão de 15% na zona euro e de 14,4% na média dos 27 Estados-membros da União Europeia. A radiografia à quebra do PIB entre os dez países que já reportaram dados revela que Espanha foi aquele que sofreu a maior contração (-22.1%), seguido por França (-19%) e por Itália (-17,3%).

Portugal ocupa o quarto lugar da tabela entre as maiores quedas no segundo trimestre face a igual período do ano passado, ao recuar 16,5%. Também na comparação homóloga, a Lituânia foi o país com a menor queda.

O Eurostat realça, no entanto, que os dados preliminares publicados esta sexta-feira são baseados em fontes incompletas e sujeitos a revisões devidos às medidas de confinamento provocadas pela pandemia. As próximas estimativas para o segundo trimestre serão publicadas a 14 de agosto, dia em que o Instituto Nacional de Estatística também divulga a segunda estimativa para Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.