[weglot_switcher]

É Carnaval, ninguém leva a mal? Torres Vedras vai ter videovigilância no Entrudo

O sistema abrange a zona histórica da cidade e inclui 12 câmaras que estarão ligadas nos dias 21 e 26 de fevereiro de 2020.
18 Fevereiro 2020, 15h54

Os foliões de Torres Vedras estarão a ser “vigiados” durante o Carnaval por motivos de segurança. O Ministério da Administração Interna anunciou esta terça-feira que o secretário de Estado Antero Luís autorizou a instalação e a utilização de um sistema de videovigilância composto por 12 câmaras nesta cidade oestina.

O sistema estará sob o comando da Polícia de Segurança Pública (PSP) e irá funcionar entre os próximos dias 21 (primeiro dia de festa na cidade com o “Carnaval mais português de Portugal e 26 de fevereiro (feriado facultativo de Entrudo e dia de corso diurno).

A decisão surge depois de a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter emitido um parecer no qual não se opõe à implementação das câmaras de videovigilância – com a garantia de que não são utilizadas câmaras ocultas, não é recolhido nem gravado som nem haverá visualização de áreas privadas (portas, janelas, varandas).

“Garantir a proteção e segurança de pessoas e bens em locais de potencial risco são os objetivos a atingir (…). Todas as operações e anomalias detetadas devem ser registadas e preservadas por um período mínimo de dois anos”, explica o gabinete do ministro Eduardo Cabrita, em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.