Para “otimizar o acesso dos contribuintes”, a Autoridade Tributária vai fazer uma intervenção amanhã, sexta-feira, entre as 12h30 e as 13h30, horário em que “não estará disponível o acesso através da autenticação” dos contribuintes, avança a TSF.
Faltam apenas cinco dias para terminar o prazo para a validação das faturas relativas a 2015 e esta tarde as repartições de finanças avisavam que sem computadores pouco podiam fazer.
Na Loja do Cidadão das Laranjeiras um aviso referia “Devido a problemas informáticos, o serviço encontra-se limitado a informações verbais”, cita a rádio. O aviso visava alertar os utentes que procuravam a senha de “atendimento geral”. Na tesouraria apenas era possível “cobrar documentos apresentados pelo contribuinte”.
Contactado pela TSF, o Ministério das Finanças confirma que “o portal das finanças esteve durante a tarde com problemas na área da autenticação, sendo que nas áreas de consulta fiscal não se verificou nenhuma dificuldade no acesso”. Problemas que segundo o governo se devem “a anomalias técnicas que estão a ser corrigidas”.
O prazo para validar faturas de 2015 no site e-fatura termina na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro.
Este ano, decorre um regime transitório que permite aos contribuintes apresentarem outras despesas de educação, saúde, lares e imóveis que não estejam registadas no e-fatura, no momento da entrega da declaração de IRS, desde que mantenham os comprovativos em papel.
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com